A forma de homenagear as pessoas de destaque na nossa sociedade pode ser melhorada. Afinal, a impessoalidade precisa ser exercida a pleno no poder público, e nenhum agente público deveria tirar vantagem nestes momentos. Mas vamos deixar isso um pouco de lado e avaliar de forma menos crítica o evento dessa terça-feira, na câmara de vereadores de Lajeado. Em uma mesma noite, o público prestigiou um momento digno da pujança da cidade. Foi uma tripla homenagem a quem ajudou a construir o presente que tanto nos orgulha.
Carmen Regina Cardoso, primeira mulher vereadora na cidade, primeira mulher presidente da câmara de vereadores de Lajeado, e primeira prefeita do principal município do Vale do Taquari. José Zagonel, um dos pioneiros da construção civil contemporânea na região, e um exemplar e ativo membro das mais diversas redes de voluntários do Estado. E Rogério Kappler, um incansável e destemido empresário que adotou a comunidade e fez prosperar muitas famílias e colaboradores ao longo de décadas.
Não por menos, o plenário ficou pequeno para a grandeza dos homenageados e do público presente. Aliás, que público representativo. Eu, que acompanho as sessões da Câmara há mais de uma década, não recordo de uma plateia tão representativa e com tantas histórias e conquistas para compartilhar.
Deu gosto de ver. Jovens e experientes empresários, políticos, voluntários, professores, alunos, familiares, meros curiosos de diversos segmentos estavam lá presentes. E todos se emocionaram com o brilho no olhar dos homenageados. Foi histórico!
É hora de reagrupar 2
Na edição de ontem, escrevi sobre uma imagem captada no Palácio Piratini, na segunda-feira, e que mostrava os prefeitos Elmar Schneider (PTB) e Jonas Calvi (PTB) ao lado do governador do RS, Ranolfo Vieira Junior (PSDB).
Provoquei sobre a necessária reaproximação dos municípios que por décadas formaram a Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), e que sofreu uma ruptura orquestrada na região alta. Pois bem. Nessa terça-feira, Calvi recebeu em Encantado a visita do Secretário Estadual de Turismo, Rafael Ayub.
E o presidente da Amvat e prefeito de Colinas, Sandro Hermann (PP), prestigiou o momento. Ou seja, e eu reforço, é hora de deixar as rusgas de lado e reagrupar a nossa força regional.
Estrela Multifeira 2023
A comissão organizadora da Estrela Multifeira 2023 segue a todo vapor para preparar a principal exposição de produtos e serviços da cidade. Na manhã de ontem, o núcleo gestor da feira realizou encontro para apresentar o cronograma das próximas etapas dos preparativos.
A última edição ocorreu em 2021, e foi um sucesso de público. Segundo os organizadores, foram mais de R$ 10 milhões em novos negócios. E a previsão é sempre aumentar este bolo.
TIRO CURTO
• Em Estrela, o vereador Ernani de Castro (MDB) solicita o envio de uma correspondência para a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR). Ele quer a instalação de estrutura de proteção (guard rail) na popular “curva do S”, localizada na RSC-453, no bairro Boa União.
• Candidato a prefeito de Estrela em 2020, Valmor Griebeler poderá assumir um cargo de direção na Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS). A indicação está na Casa Civil.
• Os vereadores Deolí Gräff (PP) e Ederson Spohr (MDB) assinam emenda ao projeto de lei que também é assinado por eles, e cujo objeto é a criação do Bairro Jardim Botânico. A emenda exige que o poder público implante a sinalização necessária para as futuras delimitações dos bairros Jardim Botânico, Bom Pastor, Moinhos D´Água e Montanha. Desde que o novo bairro seja efetivamente aprovado e sancionado, claro.
• O governo de Lajeado protocolou na câmara de vereadores o projeto de lei que autoriza a delegação, por meio de parceria público-privada, dos serviços de “implantação, operação, manutenção, eficientização da iluminação pública, e da infraestrutura de telecomunicações (smart city) e implantação de usina de geração elétrica no município”.
• Em consonância com o projeto da parceria público-privada, o governo lajeadense também protocolou projeto para alterar a cobrança da iluminação pública. Entre as mudanças, a troca da alíquota fixa (4,5%) sobre o consumo total pela tarifa B4a, definida pela Aneel.
• Ex-coordenador da Defesa Civil de Lajeado, o agora vereador Heitor Hoppe (PP) solicita a presença do Secretário de Segurança Pública, Paulo Locatelli, no plenário da câmara. O assunto é: plano de contingência do município.
• Heitor Hoppe (PP) também cobra maior fiscalização para evitar a presença de ciclistas nas calçadas.
• Ainda em Lajeado, o vereador Isidoro Fornari (PP) quer que a Corsan cobre maior agilidade das empresas terceirizadas no momento de abrir e fechar buracos em vias públicas.
• Em Teutônia, o vereador Valdir Griebeler (PSDB) sugere que o governo municipal estude a possibilidade de auxiliar as agroindústrias no custeio das análises laboratoriais.
• O movimento Inova Encantado lança o 1º Concurso de Startups da cidade. O evento de lançamento ocorre na próxima terça-feira, a partir das 19h, na sede do Sicredi Região dos Vales, e contará com a palestra de Leonardo Comparsi de Oliveira, sócio-diretor da Na Lab.
• Também sobre o Sicredi Região dos Vales, uma programação organizada pela cooperativa promete movimentar a noite de Encantado. Trata-se do movimento “Juntos pela Região”, com a entrega dos recursos para entidades e projetos regionais. A programação inicia às 19h.