Paraciclos garantem comodidade e maior segurança aos ciclistas

ENCANTADO

Paraciclos garantem comodidade e maior segurança aos ciclistas

Equipamentos são instalados em 14 pontos centrais da cidade e equivalem a 56 vagas. Iniciativa é do grupo Ciclos do Vale. Inauguração oficial será neste sábado, dia 23

Por

Paraciclos garantem comodidade e maior segurança aos ciclistas
Arquiteta Emanuely Fontana acompanhou a instalação dos equipamentos em diferentes pontos da cidade. Crédito: Juliana Pisoni
Encantado

As ruas centrais da cidade começam a receber os primeiros paraciclos. As estruturas, idealizadas pelo grupo Ciclos no Vale, que integra a Associação de Cicloturismo e Mobilidade Urbana do Vale do Taquari, permitem ao ciclista apoiar e trancar a bicicleta de forma segura.

Inicialmente, serão disponibilizados em 14 pontos, equivalentes a 56 vagas para estacionamento de bicicletas localizadas na área azul, como nas ruas Júlio de Castilhos e Monsenhor Scalabrini.

Também é possível encontrá-los em locais estratégicos, como na Praça dos Namorados, Praça da Bandeira, em frente à Casa de Cultura e no Caminhódromo, entre outros.

Conforme o presidente da associação, Alexandre Lorenzon, a iniciativa é resultado de parceria público-privada. Neste sentido, cada paraciclo possui na lateral a logomarca de um patrocinador.

Além disso, conta também com um QRCode. Basta apontar a câmera do celular no código e o ciclista será direcionado para um vídeo que traz instruções de uso do equipamento.

“Já temos sete empresas parceiras ativas, como o Sicredi e Cresol, a Qualitá, a Imobiliária Vitória, o Baldo e o Boulevard Encantado, além do Executivo. Interessados em fazer parte deste projeto é só nos procurar pelo instagram @ciclosnovale”, salienta Lorenzon.

Os equipamentos foram desenvolvidos pela arquiteta Emanuely Fontana, que buscou referências no Brasil e na Europa. O modelo escolhido é universal, ou seja, pode ser usado por qualquer tipo de bicicleta.

“A estrutura possui cerca de 90 centímetros de altura e 90 centímetros de largura. A espessura da parede é de dois milímetros e o material é de inox, já que ficará a céu aberto”, explica Emanuely.

O modelo possui um design único, sendo uma variação da letra “U” invertida. “Este modelo ocupa pouco espaço e é o mais indicado nas cartilhas do Detran e Denatran, já que será instalado em locais de maior circulação de pedestres”.

A arquiteta destaca que é possível prender no paraciclo as duas rodas, o banco e até o quadro da bicicleta. “Essa variação impossibilita alguém de desmontar e roubar a roda da bicicleta, por exemplo. Estes paraciclos, sem dúvidas, trazem mais segurança aos ciclistas”, pontua.

A inauguração oficial dos equipamentos está agendada para ocorrer neste sábado, 23. Na oportunidade, os integrantes da associação explicarão aos moradores como os modelos funcionam. A comunidade poderá utilizar os paraciclos a partir da próxima semana.

“Alternativa ao rotativo”

A projeção é tornar Encantado uma cidade sustentável até 2040. Neste sentido, com os avanços no que tange a mobilidade urbana no município, o projeto visa incentivar o uso de bicicletas como meio de transporte viável, confortável e sustentável.

“Precisamos oferecer para a população outras formas de se locomover. A cidade não é montanhosa o que facilita a utilização da bicicleta. É preciso mudar a cultura local. A ideia, futuramente, é oferecer também ciclofaixas e ciclorrotas. Uma alternativa ao rotativo, mas que seja segura e bem sinalizada”, observa Lorenzon.

Segundo ele, a Associação de Cicloturismo e Mobilidade Urbana do Vale do Taquari pretende expandir o projeto para outros municípios da região.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais