Ainda restam dois meses e meio para as eleições gerais deste ano. Mas o eleitor regional ainda está distante de definir o seu voto em outubro na corrida para os parlamentos estadual e federal. Este é o panorama apontado em segunda pesquisa feita pelo Instituto Methodus, contratada pelo Grupo A Hora. O primeiro levantamento foi feito entre 22 e 25 de março.
A indecisão do eleitor aparece, sobretudo, na pesquisa espontânea. No levantamento para deputado federal, por exemplo, o índice chega a quase 90% dos entrevistados. Quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados, o percentual cai de forma considerável. Mas, em todos os cenários, houve aumento dos votos em branco ou nulos, no comparativo com o levantamento anterior.
“A menção espontânea nos indica essa grande indecisão. E isso se dá, em grande parte, ao desconhecimento dos eleitores em relação a esses pré-candidatos. Se praticamente 80% não sabe dizer um nome espontaneamente é porque está desatento ao processo”, analisa o diretor de projetos do Instituto Methodus, José Carlos Sauer.
A pesquisa integra o projeto “Pensar Eleições – Desperta, Vale do Taquari”, desenvolvido pelo Grupo A Hora em parceria com a Univates. Ao todo, foram ouvidas 300 pessoas nos seis municípios mais populosos da região: Arroio do Meio, Encantado, Estrela, Lajeado, Taquari e Teutônia. Confira o levantamento completo no jornal A Hora desta terça-feira, 19, ou na edição digital.
Ouça a entrevista na íntegra
Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp / Instagram / Facebook