Pesquisa aponta força das candidaturas locais

PENSAR ELEIÇÕES 2022

Pesquisa aponta força das candidaturas locais

Segundo levantamento sobre intenção de voto dos eleitores do Vale do Taquari mostra ocupação de espaço e de preferência dos candidatos da região.

Por

Atualizado terça-feira,
19 de Julho de 2022 às 09:34

Pesquisa aponta força das candidaturas locais
Crédito: Divulgação
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Ainda restam dois meses e meio para as eleições gerais deste ano. Mas o eleitor regional ainda está distante de definir o seu voto em outubro na corrida para os parlamentos estadual e federal. Este é o panorama apontado em segunda pesquisa feita pelo Instituto Methodus, contratada pelo Grupo A Hora. O primeiro levantamento foi feito entre 22 e 25 de março.

A indecisão do eleitor aparece, sobretudo, na pesquisa espontânea. No levantamento para deputado federal, por exemplo, o índice chega a quase 90% dos entrevistados. Quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados, o percentual cai de forma considerável. Mas, em todos os cenários, houve aumento dos votos em branco ou nulos, no comparativo com o levantamento anterior.

“A menção espontânea nos indica essa grande indecisão. E isso se dá, em grande parte, ao desconhecimento dos eleitores em relação a esses pré-candidatos. Se praticamente 80% não sabe dizer um nome espontaneamente é porque está desatento ao processo”, analisa o diretor de projetos do Instituto Methodus, José Carlos Sauer.

A pesquisa integra o projeto “Pensar Eleições – Desperta, Vale do Taquari”, desenvolvido pelo Grupo A Hora em parceria com a Univates. Ao todo, foram ouvidas 300 pessoas nos seis municípios mais populosos da região: Arroio do Meio, Encantado, Estrela, Lajeado, Taquari e Teutônia. Confira o levantamento completo no jornal A Hora desta terça-feira, 19, ou na edição digital.

Ouça a entrevista na íntegra

 


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais