Empresas com e-commerce  ainda são minoria na região

NEGÓCIOS EM PAUTA

Empresas com e-commerce ainda são minoria na região

Os principais canais de venda apontados na pesquisa são WhatsApp, Instagram e Facebook, dado que explica a quase inexistência de páginas próprias para venda direta na região.

Empresas com e-commerce  ainda são minoria na região
Pesquisa foi apresentado em reunião da CIC-VT. Crédito: Divulgação
Vale do Taquari

Apresentada em reunião de diretoria da CIC-Vale do Taquari, a pesquisa de perfil das empresas no comércio eletrônico mostra a dificuldade para o avanço do e-commerce na região.

Com mais de 200 empresas participantes, sendo 61% do comércio e 39% dos serviços, o estudo mostra que apenas 41% já vende ou demonstra interesse em vender na internet, enquanto 81% prefere o atendimento na loja física.

Entre as empresas que atuam também com o comércio eletrônico, o setor representa mais de 40% do faturamento. Entre as motivações para manter operações pelo e-commerce, 82% destacam a atração de novos clientes e a necessidade de acompanhar a tendência.

Os principais canais de venda apontados na pesquisa são WhatsApp, Instagram e Facebook, dado que explica a quase inexistência de páginas próprias para venda direta na região.

A pesquisa mostra que apenas 28% das empresas faz anúncios regulares na internet. Entre as dificuldades apontadas como motivo para a não investir no e-commerce, 29% alegam falta de mão de obra qualificada e 21% afirmam considerar o custo fixo elevado.

Os números mostram que as empresas do varejo regional ainda carecem de maturidade digital. Mesmo entre as que compreendem a necessidade de manter uma presença na internet, a maior parte das iniciativas se resume às redes sociais – um problema grave.

A página de uma empresa nas redes sociais não pertence à ela, e sim aos gigantes da tecnologia, que emprestam o espaço em troca dos dados fornecidos pela empresa e seus consumidores.

Ou seja, os clientes pertencem às companhias do Vale do Silício e recebem anúncios direcionados por elas.

Como a lucratividade das redes está baseada em publicidade dirigida, aparece quem paga mais. Ao terceirizar o espaço virtual, nossas empresas correm o risco de perder vendas em potencial para seus concorrentes – sejam eles da região ou de fora.


Junior Achievement retorna à Lajeado

ONG internacional focada na educação empreendedora, a Júnior Achievement divulgou detalhes da retomada dos trabalhos em Lajeado. Por meio de parceria com a Acil, a organização prevê beneficiar quase 2,9 mil estudantes de 11 escolas estaduais com o projeto Empreendedores do Amanhã.

O programa consiste em oficinas no turno regular das escolas, com foco em noções de empreendedorismo, educação financeira e na qualificação para o mercado de trabalho. Entre os temas estão Gestão de Projetos, Futuro do Trabalho e Vantagens de Permanecer na Escola.

As atividades serão ministradas por 150 voluntários. As inscrições para interessados estão abertas até o dia 15 de agosto no site da Acil (acilajeado.com.br).

Os selecionados participam de treinamento virtual entre os dias 15 e 26 de agosto, com noções sobre o funcionamento do programa e boas práticas para lidar com os jovens atendidos. Não é exigida qualificação específica.

Escolas participantes

Escola Estadual de Ensino Fundamental Manuel Bandeira (95 alunos)
Escola Estadual de Ensino Fundamental São João Bosco (126 alunos)
Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (938 alunos)
Escola Estadual de Educação Básica Érico Veríssimo (750 alunos)
Escola Estadual de Ensino Fundamental Fernandes Vieira (106 alunos)
Escola Estadual de Ensino Fundamental Carlos Fett Filho (80 alunos)
Escola Estadual de Ensino Fundamental Irmã Branca (281 alunos)
Escola Estadual de Ensino Fundamental Moisés Cândido Veloso (79 alunos)
Escola Estadual de Ensino Fundamental Otília Corrêa de Lima (82 alunos)
Escola Estadual de Ensino Fundamental Pedro Scherer (103 alunos)
Escola Estadual de Ensino Médio Santo Antônio (259 alunos)


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