Cinco dias de atividades voltadas à valorização e capacitação do produtor rural. Com esse objetivo ocorre entre os dias 25 e 29 de junho a 1ª edição da Semana do Agricultor organizada pelo governo municipal e Secretaria Municipal de Sustentabilidade.
Uma das atrações é o 6º Encontro Regional de Jovens do Vale do Taquari que ocorre no dia 28 no salão comunitário da ASER Sampainho. A programação inicia cedo com a recepção e café da manhã. Durante o dia ocorre palestras de capacitação sobre o uso de tecnologias na produção, sucessão familiar, produção leiteira e apresentações.
No evento ocorre o relato de experiências na sucessão familiar. Uma dos exemplos é o Roteiro Sabores Rural e Colônia do Café de Picada Café que será apresentado por Eduarda Rhor. Na parte da tarde, ocorre a apresentação de um aplicativo gestor na produção leiteira apresentados pelo médico veterinário Ronaldo Luis Pagliarini e os agricultores Lucas Ahlert e Tália Hollmann de Westfália.
Conforme o secretário municipal de Sustentabilidade, Edson José Mallmann, o objetivo é incentivar a atividade agrícola por meio de palestras, oficinas e show de humor. “O setor primário representa muito para economia municipal. A gestão é fundamental para o sucesso nas propriedades, por isso estamos propondo uma semana diferente com várias atrações e inovações”.
A semana do agricultor
O evento terá uma vasta programação. Além do Encontro de Jovens está marcado o show com o humorista Badin e capacitações voltadas aos agricultores e palestras motivacionais, e uso de técnicas sustentáveis para agregar valor às propriedades.
De acordo com o prefeito Paulo Kohlrausch, a 1ª Semana do Agricultor é uma iniciativa inovadora no sentido de proporcionar atividades que auxiliem os agricultores no seu dia a dia. “É dessa forma que continuaremos ajudando as pessoas a se desenvolverem de maneira igualitária, seja no campo ou na cidade”, destaca.
Além de valorizar os produtores rurais, Kohlrausch salienta que será um momento importante de discussão sobre os desafios do setor primário, a sucessão familiar e a tecnologia no agronegócio. “O evento também oportunizará uma integração dos agricultores e a comemoração das conquistas alcançadas ao longo do tempo”, destaca.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Dia 28 – Quinta-feira
9h – Recepção e café da manhã
9h30min – Abertura
Relatos de experiências na Sucessão Familiar:
10h – Roteiro Rural Sabores e Cafés da Colônia (Eduarda Rohr) – Produtos Lilien de Picada Café
11h – Orgânicos Mãos na Terra (Maristela Finatto Ferro e Ronaldo Davi Ferro) – São Domingos
do Sul
12h – Almoço
13h – Aplicativo Gestor RP – Inserção de Tecnologia na Produção Leiteira (veterinário Ronaldo
Luís Pagliarini e agricultores Lucas Ahlert e Taila Hollmann, de Westfália)
14h – Apresentação de Instituições de Ensino Técnico e Superior voltado ao setor agrícola
(Colégio Teutônia, Escola Família Agrícola de Santa Cruz, Uergs, Univates e Unisc)
16h – Encerramento