Festival de dança

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Festival de dança

Por

Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Há 20 anos

Arroio do Meio sediava, no dia 7 de julho, o 1º Festival de Danças do Vale do Taquari – Palco em Movimento. As mais de trinta apresentações ocorriam no Cine Teatro Real, na Rua General Daltro Filho.

O antigo cinema funcionou de 1954 até os anos 1980, com cerca de 700 poltronas. Crédito: Arquivo/ A Hora

Jogos escolares

Cerca de 120 alunos disputavam a final dos Jogos Escolares de Lajeado no fim de semana do dia 7 de julho. A competição de dama e moinho ocorria no Clube Sete de Setembro e envolvia estudantes de três redes de ensino.

Crédito: Acervo/O Informativo do Vale

Enquanto isso…

• Carta de Einstein – Era notícia, na Folha de São Paulo, uma carta escrita por Albert Einstein, em 1925. No documento, o cientista mundialmente famoso indicava o marechal brasileiro Cândido Rondon ao Prêmio Nobel da Paz.

• Enterro de Tim Lopes – Os restos mortais do jornalista Tim Lopes eram sepultados no Rio de Janeiro. Alguns meses antes, o profissional havia sido sequestrado, torturado e assassinado enquanto fazia uma reportagem sobre o tráfico no RJ.


Há 50 anos

Polar: o orgulho estrelense

Saía nota sobre o funcionamento de uma filial da Cervejaria Polar S. A. em Blumenau, Santa Catarina. A unidade era responsável pelo abastecimento de todo o litoral catarinense. Poucos dias antes, o Jornal do Comércio publicava: “Polar produz no Rio Grande a cerveja que o Brasil consome”.

Crédito: Arquivo Airton Engster

Nove hectares de laranja

O Jornal Nova Geração veiculava, na edição da semana, uma nota sobre um novo investimento em Lajeado. Cerca de 9 mil hectares seriam destinados para a plantação de árvores frutíferas.

O presidente da Acil, na época, Alípio Hüffner, solicitava incentivo estadual para a implantação de uma indústria de suco de laranja. Conforme o registro, já havia uma empresa interessada na proposta, que traria renda para Lajeado. Além de suco, a indústria exportaria laranja in natura.

De acordo com Hüffner, “todo cítrico produzido em terras do Vale do Taquari tem mais sabor, por causa do aluvião preto”. No total, seriam plantadas em torno de 1 milhão e 750 mil árvores.

Enquanto isso…

Ônibus aéreo – Estava previsto para entrar em linha de fabricação, em 1974, o primeiro ônibus aéreo (hoje chamado de avião) europeu, o A300B. Há 50 anos, a Folha de São Paulo noticiava que os 43m de asas do avião estavam saindo da Inglaterra para terminar a montagem na França.

O modelo A300B era uma parceria entre a Alemanha, a França, a Grã-Bretanha e a Holanda e realizaria o primeiro voo em outubro de 1972.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsAppInstagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais