Vereadores autorizam concessão de aterro sanitário

CÂMARA DE LAJEADO

Vereadores autorizam concessão de aterro sanitário

Estrutura para tratamento de lixo no bairro Conventos será ampliada. Cedência é por 10 anos com chance de renovação pelo mesmo período

Por

Atualizado terça-feira,
05 de Julho de 2022 às 22:02

Vereadores autorizam concessão de aterro sanitário
Proposta por aceita por unanimidade (Crédito - Henrique Pedersini)
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Os vereadores de Lajeado aprovaram o Projeto de Lei que prevê a concessão para iniciativa privada do serviço de tratamentos dos resíduos sólidos do município. A proposta do Executivo foi aceita por unanimidade na sessão desta terça-feira (05). Conforme a matéria, a empresa poderá explorar toda estrutura do aterro sanitário e ainda haverá ampliação da área destinada para recebimento de todo o lixo produzido na cidade.

A concessão será feita por 10 anos com possibilidade de prorrogação pelo mesmo período. De acordo com o documento encaminhado para o Legislativo, a estrutura abrange 159.586,38 metros quadrados entre quatro diferentes áreas. Três ficam em Conventos e uma no bairro São Bento.

O líder de Governo na Câmara, Mozart Lopes (PP) defendeu a cedência do serviço para empresa especializada. “Mais qualidade, competência e menos recursos públicos”, analisou. Apesar da aprovação unânime alguns vereadores fizeram apontamentos sobre o modelo de concessão. Para Sérgio Kniphoff (PT) são necessárias campanhas educativas sobre o tema. “Mais de 60 toneladas por dia é muita coisa. As pessoas não têm ideia da quantidade de lixo que é recolhido”, alerta.

São cerca de 65 toneladas por dia, em média, de lixo que são encaminhados para o aterro no bairro Conventos. O custo por ano se aproxima dos R$ 6 milhões, segundo informações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema).

LEIA TAMBÉM: Justiça Eleitoral inicia convocação de mesários

Incentivo a empresa e desabafo de vereadora
Também foi aprovado um auxílio para a empresa Amobília Móveis Eirelli. Os serviços são destinados às obras de construção do centro de distribuição da empresa, que contará com uma área construída de 2.700 metros quadrados. O investimento é de R$ 45 mil. O projeto que regulamenta o transporte escolar ficou sob vistas de Lourival Silveira (PP).

Nos discursos dos vereadores chamou atenção a manifestação de Ana Da Apama que demonstrou indignação por críticas recebidas em razão de audiência pública sobre o atendimento na área de saúde do município.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsAppInstagram / Facebook

 

Acompanhe
nossas
redes sociais