Era notícia a morte do ex-prefeito de Lajeado, Dalton de Bem Stumpf, aos 87 anos, vítima de câncer. Stumpf era advogado por formação e governou o município entre 1964 e 1969.
Em 1967, um tufão destruiu a rede telefônica de Lajeado, e Stumpf foi fundamental para instalar a telefonia automática na cidade. Conforme relato da época, o maior desafio da gestão dele no Executivo foi administrar a manutenção dos mais de 2,5 mil quilômetros de estradas.
STR em Lajeado
O novo espaço do Supermercado STR era inaugurado em Lajeado, com um investimento de R$ 1,5 milhão. Junto da inauguração, celebrava-se o 11º aniversário do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), fundado em 5 de julho de 1991.
Na época, foram listados os dez produtos mais vendidos no supermercado. O primeiro lugar ficava com o papel higiênico Nice, e o décimo, com o tomate.
Título nacional
Cinco atletas lajeadenses integravam a Seleção Gaúcha de Basquete Juvenil, que se classificava para a Divisão Especial da modalidade no Brasil.
A equipe era a campeã da Primeira Divisão e disputaria o campeonato nacional dentro de alguns meses, com “as equipes da elite do basquete brasileiro”. Faziam parte do time os atletas: Gustavo Lavisch, Gustavo Zwirtes, Leandro Eckhardt, Ricardo Meili e Vitor Hugo Vanzin.
Enquanto isso…
• Spirit, o Corsel Indomável – Veiculava na Folha de São Paulo uma entrevista com o roteirista do desenho animado “Spirit, o Corsel Indomável”, que estreiava naquela semana. O autor do longa-metragem era Jeffrey Katzenberg, o mesmo do premiado “Shrek”.
• Patrimônio histórico – Na mesma edição, a Folha de São Paulo noticiava a deterioração da biblioteca da primeira Faculdade de Medicina no Brasil. Cerca de 180 mil livros dos séculos 17, 18 e 19 encontravam-se em estado irrecuperável, após as inúmeras infiltrações ocasionadas pela infraestrutura precária.
Há 50 anos
No embalo do sonho multimodal
O prefeito Bertholdo Gausmann, de Estrela, anunciava a ideia de criar um Conselho Comunitário para o Desenvolvimento. Conforme nota publicada no Jornal Nova Geração, a expectativa era que, dentro de alguns anos, mais de oito mil pessoas viessem para Estrela.
O atrativo era o desenvolvimento “rodo-ferro-hidroviário”, com a construção do Porto de Estrela, concluído cinco anos depois, em 1977. “Nova indústrias e novos estabelecimentos comerciais deverão estabelecer-se nesta nova cidade”.
Inicialmente, a ideia era que o Conselho Comunitário fixasse sua atenção para resolver o problema habitacional e a falta de hotéis. Na época, o administrativo estava em contato com o Banco Nacional da Habitação (BNH) para financiamento na construção de moradias.
Reunião Comtur
Era decidido, em reunião do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), que Lajeado teria uma Zona dos Estados. Vinte ruas, das Vilas Piraí e Bela Vista, receberiam nomes de estados brasileiros. Hoje, algumas dessas ruas ainda mantêm a nomenclatura, no bairro São Cristóvão, no entorno da Av. Alberto Pasqualini.
Enquanto isso…
• Unificação das Coreias – Era noticiada a declaração das Coreias do Sul e Norte sobre a possível unificação da Península Coreana. Ambos os governos estabeleciam, a partir de então, uma linha de comunicação direta entre as capitais. Aquele era o primeiro grande contato entre os países após a Guerra da Coreia, na década de 1950.
• Ingrid Guimarães – Nascia, em Goiânia, a atriz brasileira Ingrid Guimarães. Entre seus principais trabalhos, a trilogia “De Pernas pro Ar”.
Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp/ Instagram / Facebook