Sentar e conversar

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Sentar e conversar

Por

Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A rusga entre prefeitos das regiões alta e baixa do Vale do Taquari já extrapolou os limites do ridículo. A incapacidade de dialogar por parte de alguns líderes políticos impressiona de forma negativa e expõe uma fragilidade poucas vezes vista nos últimos anos.

O excesso de sensibilidade de alguns prefeitos e a ausência de empatia de outros coloca toda uma região em pé de guerra. Acima de tudo, é muita irresponsabilidade. E o pior. Os danos causados pela falta de sinergia não será sentido pelos gestores municipais. Eles passam. Cedo ou tarde, mas passam.

E a conta dessa inaptidão política vai recair sobre o cidadão. Portanto, já passou da hora de todos sentarem e conversarem como adultos. É hora de aparar arestas e ser humilde.


Prejuízo e decisões

A possibilidade do governo de Lajeado deixar o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Taquari (Consisa) preocupa e muito a entidade. A principal cidade da região é responsável por cerca de um quarto dos recursos.

Uma eventual perda deste montante pode comprometer e muito os planos e estratégias coletivas. E tudo pode ficar ainda pior se outros municípios, como Estrela, Arroio do Meio e Teutônia, também optarem pelo fim do convênio.


TIRO CURTO

• O A Hora volta a contar com a astúcia de Carlos Martini aos sábados. A reestreia é hoje, na página 8. E eu sinto um orgulho imensurável em dividir as páginas do periódico com meu pai.

• Da mesma forma, o jornal (impresso e digital) conta agora com as instigantes mensagens do neurocirurgião Marcos Frank, que por muitos anos dominou a página 2 do extinto O Informativo.

• Outra estreia de peso ocorre nas ondas da Rádio A Hora 102.9. O colega jornalista Henrique Pedersini assume a bancada do programa Pauta de Sábado, e empresta a sua experiência para informar os ouvintes. A novidade inicia às 11h30min e vai até às 13h.

• Nessa sexta-feira, o biólogo e ex-secretário de Meio Ambiente de Canela Jackson Müller foi preso preventivamente pela segunda vez em menos de dois meses. Ele é suspeito de corrupção. O ex-agente público também é o responsável pela análise contratada pelo poder público de Taquari para verificar a viabilidade de um aterro sanitária na localidade de Amoras.

• Tiago Mitraud é o pré-candidato a vice-presidente pelo Partido Novo. Ele forma chapa com Felipe D´Ávila.

• Ex-governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) aproveitou até o último minuto o período em que ainda estava autorizado a aparecer em fotos de atos governamentais. E só a partir de agora ele pode afirmar que “não quer usar a máquina pública” para ser eleito.

• O assessor jurídico da Câmara de Lajeado informa que o Legislativo encaminhou documentos referentes à Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), provocada pelo Executivo, e que busca extinguir uma lei originada no parlamento e que estabelece critérios para obras de recapeamento e reparação de pavimentos danificados por obras de infraestrutura nas vias públicas. Por ora, a aplicação da norma está suspensa por meio de uma liminar.

• O governo de Teutônia confirma para o dia 8 de outubro a realização do 5º TeutoFight, um evento de MMA (artes marciais mistas). O evento ocorre na Associação Pró Desenvolvimento Languiru.

• É hora do Vale do Taquari abraçar a ideia de criar um “Selo de Qualidade” para os nossos produtos e serviços ligados ao setor de alimentos. E também reivindicar a marca de “Vale do Cooperativismo”.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsAppInstagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais