Colégio Gustavo Adolfo dá início ao Festival do Livro

Cultura

Colégio Gustavo Adolfo dá início ao Festival do Livro

Com espetáculos teatrais, apresentações e exposições, a programação vai até 8 de julho. Na noite de quarta, será encenada a peça “O menino que aprendeu cedo demais”, de Pablo Capalonga

Por

Colégio Gustavo Adolfo dá início ao Festival do Livro
Alunos se prepararam para duas semanas de atividades artísticas e culturais no Colégio Gustavo Adolfo. Crédito: Divulgação
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Teatro, música, exposições e muita leitura. Assim serão as próximas duas semanas no Colégio Gustavo Adolfo, que abriu seu 20º Festival do Livro na noite de ontem.

A programação iniciou com o espetáculo “Palavra de Anjo”, estrelado pela diretora e atriz Deborah Finocchiaro, e vai até 8 de julho.

Na noite de quarta-feira, às 19h, mais uma vez a comunidade é recebida no Teatro Univates para assistir à peça “O menino que aprendeu cedo demais”, com o diretor, ator e professor do colégio, Pablo Capalonga.

No monólogo infantil, ele interpreta seis personagens para contar a história sobre a superação de um menino por meio do conhecimento. A exibição foi vencedora de seis prêmios Tibicuera. Entre eles, o de Melhor Espetáculo Gaúcho e o de Melhor Ator em 2010.

Durante a semana, também haverá atividades internas, como uma oficina de edição de vídeos, de literatura, impressões e sensações, contação de histórias e oficina de fanfics. Além disso, haverá um bate-papo com o escritor Eliandro Rocha, assim como oficina de fotografia e expressão corporal, palestras e debates.

O bate-papo também será com Cris Pàz, com o tema “A arte que o coração grita”, e com os escritores Jonas Ribeiro e Giovana Morais Rigo. Na segunda semana de evento, o festival conta com a presença da Livraria Wessel no colégio, e venda aberta para alunos e comunidade.

Mais próximo da literatura

Coordenadora pedagógica da àrea das linguagens do colégio, Deliene Kotz, lembra que nos últimos dois anos o evento foi virtual. “Estamos voltando com o festival presencial, e nosso objetivo é aproximar a comunidade desse universo literário”, destaca.

Deliene ressalta a importância do evento para desenvolver alunos críticos e com maiores objetivos. Este ano, o tema do festival é “Biografia e autobiografia”, com a obra “Ser gente: somos a história que contamos”.

A ideia é conhecer a história de pessoas que impactaram, inspiraram e transformaram outras vidas. “A gente acredita que ao terem contato com histórias de pessoas que trouxeram grandes contribuições, os estudantes também vão vendo como a história deles pode ser escrita”, afirma a coordenadora.

Programação

Quarta-feira (29/06) – 19h – Espetáculo Teatral: “O menino que aprendeu cedo demais”, com Pablo Capalonga, no Teatro Univates;

Quinta-feira (30/06) – 19h – Bate-papo sobre o tema “A arte que o coração grita” com a publicitária, escritora Cris Pàz, no Teatro Univates;

Sexta-feira (01/07) – 19h – Apresentação e Premiação dos Stop Motions e Curtas-Metragens do 1º e do 2º Ano do Ensino Médio, no Teatro Univates.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais