Petroleiros convocam ato contra indicação para a presidência da Petrobras

MANIFESTAÇÃO

Petroleiros convocam ato contra indicação para a presidência da Petrobras

Protesto vai acontecer na porta do atual prédio da estatal, onde o Conselho de Administração se reúne para confirmar ou não o nome do novo comandante da empresa. Paes de Andrade foi indicado

Por

Petroleiros convocam ato contra indicação para a presidência da Petrobras
Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil
Brasil
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) convocou para esta segunda-feira (27) um protesto contra a indicação de Caio Paes de Andrade à presidência da Petrobras. O ato vai acontecer na porta do Edifício Senado, atual prédio da estatal. No mesmo dia, o Conselho de Administração da Petrobras deve votar para confirmar ou não Paes de Andrade no cargo. Ele recebeu o aval do Celeg (Comitê de Elegibilidade) e a tendência é que assuma o comando da empresa.

LEIA MAIS: Petrobras anuncia novo aumento de combustíveis

Os petroleiros argumentam que Paes de Andrade não atende aos requisitos, exigidos na Lei das Estatais e acolhidos pela governança da Petrobras, para chefiar a empresa. Ele é formado em Comunicação Social com pós-graduação em administração e, aponta a FUP, não tem experiência executiva ou formação acadêmica relacionada ao setor de petróleo e gás.

“Bolsonaro faz nova troca na presidência da Petrobras pela terceira vez só este ano, num ato desesperador para fingir que está tentando baixar o preço dos combustíveis”, diz a nota da FUP sobre o protesto. Segundo os petroleiros, trocar o presidente da Petrobrás sem alterar a política de preço é “cortina de fumaça e malabarismo midiático eleitoreiro”.

“É necessário um real debate sobre a formação do preço dos combustíveis, investimento nas refinarias, reversão das privatizações e novos editais de contratação para petroleiros para aumentar a produção nacional e conquistar a autossuficiência em combustíveis fósseis”, continua a FUP em nota.

Após a renúncia do ex-presidente da Petrobras, José Mauro Coelho, que também tinha uma cadeira no Conselho de Administração, dez conselheiros estão aptos para deliberar sobre a indicação de Paes de Andrade nesta segunda: cinco são indicados pela União, quatro foram eleitos por acionistas minoritários e um foi indicado pelos empregados da estatal. O governo, portanto, vai precisar de pelo menos um voto para além dos seus indicados para confirmar o atual secretário de Desburocratização no comando da Petrobras.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais