Um dos principais eventos de qualificação dos profissionais contábeis do RS, o Seminário Sincovat retorna em 2022, após quatro anos de espera. Lançado oficialmente na manhã de ontem, em cerimônia na sede da entidade, o evento será realizado no dia 22 de setembro, data que marca o Dia do Contador, e aborda o papel da contabilidade como referência na gestão.
Para um público formado por autoridades,empresários e profissionais do setor, a coordenadora do seminário, Vanessa Collett apresentou a programação e atrações da edição, que esse ano ocorre entre a tarde e o começo da noite, no Teatro Univates. Nas edições anteriores, durava o dia todo. A mudança visa ampliar a participação de estudantes e permitir que os profissionais trabalhem normalmente no período da manhã.
O evento será aberto com painel sobre as oportunidades e desafios do turismo regional. Participam o presidente da Amturvales, Leandro Arenhart, o prefeito de Santa Clara do Sul, Paulo Kohlrausch e o chef de cozinha especialista em Gestão Empresarial, Rodrigo Bellora, com mediação do presidente do CRC-RS, Márcio Silveira.
O empresário e CEO da Tática Contabilidade, Fabiano Azevedo, apresenta a palestra “Foco na gestão para acelerar uma empresa contábil”, e o economista-chefe do sistema Sicredi, Pedro Ramos, fala sobre as perspectivas para a economia. Influenciador digital, Lucas Lima, o “Contador Revoltado” fecha o evento com um número de comédia stand-up sobre o cotidiano dos escritórios.
A retomada do Seminário Sincovat reforça a vocação do Vale do Taquari em sediar eventos de qualificação empresarial e profissional. Também representa a volta da normalidade após dois anos de pandemia. Hoje, a cidade recebe a Convenção CDL, que deve reunir 800 pessoas de todas as regiões do Estado no Clube Tiro e Caça. Lajeado respira qualificação.
Recuperação dos empregos no turismo
Pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostra novos sinais de recuperação no setor que perdeu mais de 500 mil vagas de emprego no auge da pandemia. Apresentada na terça-feira, 21, o estudo mostra que o turismo já conseguiu recriar 290 mil postos de trabalho desde maio do ano passado.
Os bares e restaurantes foram responsáveis pela geração de 220,5 postos, enquanto os serviços de hospedagem empregaram 61,2 mil profissionais no período. Com a manutenção do ritmo de atividades a CNC projeta a geração de mais 193,6 mil vagas, o que resultaria na abertura líquida de 258,1 mil postos de trabalho formal em 2022.