Cruzeiro do Sul à deriva?

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Cruzeiro do Sul à deriva?

Por

Em meio aos debates e embates entre as regiões alta e baixa do Vale do Taquari, o município de Cruzeiro do Sul parece que ficou à deriva. As cidades do G18 se alinharam para questionar Estado, Amvat e o famigerado modelo de concessões rodoviárias.

Já os principais atores políticos de Lajeado, Estrela, Arroio do Meio e Teutônia parecem mais satisfeitos do que insatisfeitos com a proposta do governo estadual. E todos perdem com esse visível desdém.


É preciso reconstruir o Vale

A desfiliação de 12 cidades da Associação dos Municípios do Vale do Taquari pode desencadear uma ruptura ainda maior se não compreendermos as razões. Não é de hoje que os pequenos municípios se sentem um tanto desprestigiados perante os maiores. Fosse diferente, e não teríamos tantos “G´s” criados dentro de um mesmo Corede. Como exemplos, temos o Consórcio do G8, o agora G18, e o G7.

Todos possuem legitimidade, é claro, mas é necessário manter um mínimo de sinergia entre todos, sob o risco de perdermos ainda mais força perante outras regiões e, especialmente, diante do todo poderoso Estado. Sobre isso, aliás, os prefeitos das principais cidades estão pecando pela incapacidade de liderança.


Hospital da Fundef

Ontem, o prefeito de Estrela, Elmar Schneider (PTB), recebeu integrantes da diretoria da Fundação para Reabilitação das Deformidades Crânio-Faciais (Fundef). Na pauta, um pedido de apoio por parte dos voluntários para a necessária construção do hospital da fundação.

Além do presidente da Fundef, Ito Lanius, também estavam presentes no encontro o vice-presidente, Henrique Purper, e o presidente do Conselho, Luís Fernando Kehl. A obra é um sonho antigo da comunidade e quase saiu do papel em 2015. Mas, a área escolhida em Lajeado não serviu.

 


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais