
A cultura do desenvolvimento de pessoas e de seus líderes é a grande marca interna que explica o sucesso do Grupo Medical San, fabricante gaúcha que oferece soluções tecnológicas para os setores de estética, dermatologia e saúde e tem sede em Estrela.
Na filosofia organizacional estão os formatos de microliderança, com reuniões diárias entre líderes e liderados, e o trabalho de macroliderança, com conferências, meetings, retiros e investindo na contratação de profissionais para treinar o time.
“Acreditamos que todo líder precisa de um exemplo que o inspire”, resume Débora Calheirana, gerente financeira do Grupo Medical San. “Por isso, tanto os sócios quanto os executivos procuram ser um exemplo nas atitudes e na forma de pensar. A base da cultura de qualquer organização deve ser liderar pessoas”, complementa.
Um exemplo destas lideranças é Cristiane Hageman, Head de treinamento e usabilidade.
Depois de ter entrado em contato com a companhia por ser professora de graduação e pós-graduação na área da Fisioterapia, entrou na Medical em 2019. Hoje, lidera o setor de pesquisa e desenvolvimento da empresa, onde valida-se a viabilidade das tecnologias dos produtos. Ela destaca que na empresa tem acesso a todas as ferramentas necessárias para se desenvolver na carreira.
Alinhamento entre líderes e a cultura da empresa é decisivo para o sucesso
“Meu crescimento é constante, e a cada dia vejo mais a minha evolução dentro da empresa. Trabalho com as pessoas certas, tenho todo o suporte de que preciso, tanto de pessoas quanto de tecnologias, para desempenhar minhas tarefas com excelência. A Medical San me oferece liberdade e suporte para criar e opinar no desenvolvimento de tecnologias de ponta”, ressalta Cristiane.
Débora Calheirana salienta ainda que o alinhamento entre os líderes e a cultura da empresa é um ponto decisivo para o sucesso comercial de uma companhia.
“Sem liderança, não existe direcionamento. Sem direcionamento, não existem processos. Sem processos, não existe rotina, e sem rotina não existe cultura. Um líder, quando está alinhado com a cultura da empresa, possui uma mente de dono e atitude de servo”, conclui.
É este padrão de desenvolvimento interno que permite ao Grupo Medical San ser um dos que mais crescem no Brasil no ramo da estética — e carregar consigo profissionais de alta produtividade.