Junho é o “Mês do Orgulho LGBTQIAP+”. Para marcar a celebração, o Volúpia Bar e Espaço Cultural promoveu um evento inédito nesta quinta-feira, 16, em Lajeado. A edição inaugural da “Parada Livre” reuniu cerca de 1.000 pessoas durante cerca de seis horas, em frente ao estabelecimento, na Rua Augusto Lange.
LEIA MAIS: Ato celebra a diversidade no Vale
Conforme Suiara Matiazi, uma das organizadoras, o ato reuniu participantes de diversos municípios da região e de fora, como Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires. Inspirado em grandes eventos similares como as paradas de São Paulo e Porto Alegre, a atividade contou com dj e uma série de apresentações de artistas de Venâncio Aires, Porto Alegre, Muçum e Arroio do Meio.
“O público compareceu em peso e superou todas as nossas expectativas. Demonstramos a força e resistência da comunidade LGBTQIAP+ no Vale do Taquari, bem como sublinhamos a luta diária contra o preconceito e a busca por respeito e igualdade. Estamos muito felizes”, afirmou Matiazi. Diante do sucesso, uma nova edição já é pensada e deve ocorrer nos próximos meses. Para a jovem Andreia Silveira, 20, a Parada Livre representou a “personificação de toda a forma de amor”.
Confira alguns registros