O dia dos namorados, comemorado neste domingo, será especial para um casal. Marcela Cesar e Everton da Silva, o “Dadá” se deslocarão de Bom Retiro do Sul até Porto Alegre para participar da 37ª Maratona Internacional de Porto Alegre.
“Será simplesmente o melhor dia dos namorados destes 19 anos que estamos juntos, pois vamos fazer o que gostamos, que é correr”, destaca Marcela.
O casal que integra a Santiago Running vai correr a meia-maratona – 21 quilômetros, e tem como objetivo melhorar a marca na distância. O recorde pessoal de Dadá é 1h48min, enquanto que 1h55min é o de Marcela. Além do buscar um tempo melhor, a prova ganhou uma disputa particular. Quem baixar mais poderá escolher um presente e o perdedor vai pagar. “Estou torcendo pela Marcela, mas acho que por competir provas mais longas há mais tempo vou ganhar a aposta”, aponta Dadá.
A inscrição foi em janeiro e desde então vem treinando juntos e competido em diversas provas no estado. “Casal que corre junto, permanece junto para o resto da vida”, explica Dadá.
Para eles, é um sonho que será realizado. “Estamos sem dormir direito desde segunda-feira aguardando essa prova. É o assunto que pauta nossas conversas diárias”, brinca Marcela.
Em busca do índice
Morador de Taquari e atleta da Armênia Runners, Giliardi Thomaz vai correr uma maratona pela segunda vez. A estreia na modalidade foi em dezembro de 2021, em Santa Cruz do Sul, onde completou os 42km em 3h08min. O objetivo para este domingo é terminar a prova em menos de 3h e conseguir o índice para Maratona de Boston, nos Estados Unidos. “Consegui me preparar muito bem, a expectativa é de fazer uma boa prova e o que vier é consequência do meu trabalho.”
Thomaz destaca que após a Maratona de Porto Alegre vai disputar outras, querendo melhorar o tempo. “Quero crescer cada vez mais na modalidade.”
Última antes da maratona
Atleta do Galgos e morador e Lajeado, Gilberto Ferreira vai correr mais uma meia-maratona, essa será a última antes do próximo desafio. Em agosto vai participar da Maratona de Florianópolis. Apesar de ter participado de provas em outras cidades, cita que correr na capital é diferente pelo fato de ser um percurso sem subidas e por reunir os principais atletas do país. “A expectativa é fazer uma boa prova. Acho que todos que correm tem vontade de participar de uma prova dessas, com os melhores atletas e valendo índice para outras provas.”
Saiba mais
A 37ª Maratona Internacional de Porto Alegre ocorre neste domingo. O evento terá cerca de 15 mil inscritos com atletas de 16 países e faz parte das comemorações dos 250 anos da cidade.
A concentração, largada e chegada ocorrem na Avenida Diário de Notícias, número 300, em frente ao BarraShoppingSul.
A programação começa às 6h55min, com a competição dos cadeirantes e pessoas com deficiência.
A partir das 7h, ocorre a largada da Maratona Masculina e Feminina (42,1 km) com tempo máximo de 6h, seguida da Meia Maratona (21 km), com até 3h30min de duração, e, às 7h10, da Rústica (8,5 km), com 1h30min. A Maratoninha, tradicional corrida infantil, tem sua largada às 11h, no mesmo pórtico de chegada da Maratona.