Rádio A Hora debate como engajar jovens na proteção ambiental

Viver Cidades

Rádio A Hora debate como engajar jovens na proteção ambiental

Programa, das 16h às 17h, integra as ações do projeto Viver Cidades, voltado ao meio ambiente e sustentabilidade

Rádio A Hora debate como engajar jovens na proteção ambiental
Estudantes da escola Adolfo Mânica apresentaram projeto na Expoagro Afubra, em março deste ano (Foto: Divulgação)
Lajeado

O projeto Viver Cidades promove debate sobre o tema “Consciência ambiental e engajamento das novas gerações”, nesta quarta-feira, 25, das 16h às 17h, na Rádio A Hora 102.9.

Participam do programa a bióloga, coordenadora de Centro de Educação Ambiental de Lajeado, Edith Ester Zago de Mello, o diretor da Escola Estadual Adolfo Mânica, de Boqueirão do Leão, Leonardo Fernandes, e a engenheira ambiental, diretora do Departamento do Meio Ambiente de Estrela, Tanara Schmidt.

LEIA MAIS: Se você tem uma ideia de projeto sustentável, participe do concurso estudantil

Além de apresentar os projetos das secretarias de Meio Ambiente e da escola, os convidados falarão sobre a disseminação de conhecimento e estímulo às atividades que garantam a preservação ambiental. Também estará na pauta do debate a importância de engajar crianças e adolescentes em ações práticas, vivências e experimentos que façam a diferença no ecossistema.

Além dos muros da escola

A escola Adolfo Mânica, localizada em linha Aracá, Boqueirão do Leão, tem histórico de ações ambientais.

Uma das inciativas com repercussão fora dos muros da escola é o projeto Vida no Campo, em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). O plantio de árvores e outras ações envolveram a comunidade e viabilizaram a proteção de nascentes em propriedades rurais.

Em março deste ano, um grupo de estudantes apresentou o projeto Abelhas: pequenas ações, grandes lições, na Expoagro Afubra, em Rinção del Rei, em Rio Pardo. A instituição também mantém o grupo Guardiões do Meio Ambiente.

Multiplicadores mirins

Estrela mantém o projeto Agentes Mirins de Educação Ambiental, com os objetivos de garantir qualidade ambiental e desenvolvimento sustentável, além de ser um instrumento de sensibilização das pessoas para uso racional dos recursos hídricos, a preservação da mata ciliar e do solo, o sucesso da coleta seletiva, entre outros.

O município de Lajeado conta com o projeto Guardiões Ambientais Mirins, com curso de educação ambiental prático e teórico no contraturno escolar. A intenção é que os alunos tenham conhecimento científico adequado para conseguir enxergar os problemas ambientais e as possíveis soluções.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais