Se você tem uma ideia de projeto sustentável, participe do concurso estudantil

Viver Cidades

Se você tem uma ideia de projeto sustentável, participe do concurso estudantil

Estudantes do 6º ao 9º ano e do Ensino Médio podem se inscrever; conheça o regulamento

Por

Se você tem uma ideia de projeto sustentável, participe do concurso estudantil
Adolescentes do Fundamental devem criar peças a partir de materiais recicláveis (Foto: Shvets Production/Pexels)

O regulamento do I Concurso Viver Cidades está disponível. Agora é só reunir os colegas e voltar o olhar para o meio ambiente; pesquisar, experimentar, testar e focar na criação para participação no concurso estudantil. A ação pretende incentivar os estudantes a vivenciarem, na prática, o cuidado com os recursos naturais, desenvolver a consciência ambiental e estimular para que sejam agentes multiplicadores da sustentabilidade.

O concurso estudantil Viver Cidade é destinado a estudantes das escolas públicas e privadas, nas categorias ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, e ensino médio. Os trabalhos podem ser individuais ou em equipe de até três integrantes. A intenção é estimular a criatividade e despertar a consciência ecológica por meio do desenvolvimento de projetos que utilizem materiais recicláveis e que criem soluções ambientalmente corretas.

Para os alunos do 6º ao 9º ano, o desafio é criar peças – jogos, brinquedos, utensílios, artesanato – a partir de materiais recicláveis. Na avaliação serão consideradas a criatividade, a resistência e a aplicabilidade.

Os jovens do ensino médio devem apresentar projetos voltados à preservação ambiental que possam ser aplicados no dia a dia nas escolas, empresas, residências ou outras organizações. As escolas também poderão inscrever suas iniciativas voltadas à sustentabilidade, sendo uma inédita.

Viver Cidades – Análise aponta condições péssima e ruim de rios e arroios do Vale

Desafio

O período de pandemia, com aulas remotas, interrompeu por um longo período a convivência no ambiente escolar. “Todos nós fomos prejudicados, mas acredito que as crianças e adolescentes foram os mais afetados em função do fechamento das escolas e a falta de convivência com os amigos e colegas”, observa a psicopedagoga Cristiane Loposzinski.

Neste retorno de atividades presenciais, é necessário estimular e desafiar ainda mais as crianças e adolescentes que retornaram ao espaço escolar. Nisso entra a proposta do concurso estudantil. “Em sua grande maioria, estamos diante de um público com dificuldade em lidar com frustrações, sem paciência, tudo precisa ser imediato. E as relações e a convivência em grupo foram muito prejudicadas em função do uso de telas e restrição de atividade em grupo.”

O concurso proposto pelo Viver Cidades vai ao encontro desta necessidade de retomada da convivência e de aceitar desafios. “Diante desta realidade, devemos incentivar, provocar e encorajar nossos estudantes a criar, a trabalhar em grupo e a lidar com desafios e frustrações.”

Viver Cidades – Mais segurança para colaborar com a reciclagem em Lajeado

Inscrições

Em 1º de junho serão abertas as inscrições para o concurso estudantil. Os projetos devem ser apresentados por meio de fotos, vídeos e relatório. Depois, é só ficar na torcida. A revelação dos vencedores e entrega dos prêmios – que equivalem a R$ 25 mil – estão programadas para o mês de outubro, quando acontece o seminário do Viver Cidades.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais