A segunda data mais importante do ano para o comércio ainda não tem dados oficiais sobre vendas, mas a expectativa é que os resultados sejam positivos, mesmo que abaixo do estimado.
Para o diretor executivo da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC VT), Renato Machado, os números devem superar 2019.
Já o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lajeado, Aquiles José Mallmann, acredita que o saldo ficará abaixo do ano que antecedeu à pandemia, ainda que seja um número expressivo.
Em 2020 e 2021, o comércio enfrentou um forte período de recessão. Para Machado, os dois anos em casa são, agora, uma motivação a mais para sair e, por consequência, para comprar. “As pessoas estão ansiosas para sair, se divertir. A retomada dos eventos é muito boa para gente”, diz.
Mallmann lembra que a Páscoa e até mesmo as vendas de final de ano já apresentaram resultados melhores em relação ao período mais crítico de isolamento social. O Dia das Mães, no entanto, é uma data importante para o comércio porque movimenta diferentes segmentos e, portanto, a expectativa de venda era alta. O CDL estimava crescimento de 5% na comparação a 2019.
Na avaliação de Mallmann, o resultado não deve se efetivar, ainda que o movimento tenha sido significativo. “Tivemos uma semana de chuva que pode ter atrapalhado. O pico de vendas foi na sexta e no sábado”, afirma. Conforme Mallmann, os valores dos presentes também diminuíram.
Passado o dia das mães, já começam as preparações para o Dia dos Namorados. Sem perder tempo, na sequência, o comércio se organiza para o Dia dos Pais. “Precisamos recuperar a parte financeira que perdemos nos últimos dois anos”, destaca Machado.
Sorteio da CDL é amanhã
Para estimular as vendas, a CDL organizou uma campanha de Dia das Mães, com premiação de R$5 mil em vales-compras. São 160 empresas participantes. A cada R$80, os clientes concorrem a prêmios de R$ 1 mil, R$ 500 ou R$ 300. O sorteio ocorre amanhã, na sede da entidade.