Em parceria com a Emater-RS/Ascar e Afubra, o grupo ambiental da escola municipal Arlindo Black, do distrito de Forqueta, desenvolveu um repelente natural contra mosquitos.
O grupo é coordenado pela professora Caren Rockenbach e também pretende iniciar nas próximas oficinas a produção de incensos e extratos de ervas de hortelã, alecrim, lavanda ou até cascas secas de laranja.
O repelente pode ser usado em toda a pele exposta: braço, rosto e pernas. A indicação é que seja aplicado para prevenir a picada do mosquito da dengue que transmite também Zika e Chikungunya ou ainda insetos como pernilongos e a muriçoca que causam malária e febre amarela.
O líquido natural é envasado em pequenos frascos, feito com base na erva de citronela, álcool de cereal e cravo. O projeto envolve 15 alunos do turno oposto das turmas de 1º ao 9º ano e demais voluntários da comunidade.
Conforme a vice-diretora, Sandra Schneider, este foi o primeiro trabalho realizado pelo grupo na retomada pós pandemia. As oficinas, suspensas desde 2020, voltaram a ocorrer quinzenalmente com o objetivo de discutir ações voltadas para a sustentabilidade.
Neste ano, o foco e uma das ações encontradas foi a criação de um repelente natural contra o mosquito da dengue, tendo em vista o atual momento de emergência de Arroio do Meio. Até a sexta-feira, 29, o município contabilizava 600 casos.
Conforme Sandra, cada aluno do projeto ganhou um repelente. As receitas também foram enviadas aos familiares e a intenção para as próximas atividades é a fabricação de mais doses e o envio para as 85 famílias ligadas à escola.
Neste ano, além do repelente, a escola liderou a campanha de recolhimento de óleo, doações de tampinhas onde o dinheiro é revertido para a Liga de Combate ao Câncer e a coleta de pilhas e baterias.
Relógio dos chás
O grupo ambiental da escola também é responsável pela manutenção do Relógio dos Chás que integra o roteiro turístico Caminhos da Forqueta. A obra foi idealizada em 2004 pelo professor do distrito Arlindo Back que via a necessidade de conhecer as plantas medicinais e suas ações.
O formato do relógio segue medicina chinesa e simboliza de forma didática os horários e plantas medicinais indicadas para determinadas ações no organismo humano.
Desenvolver líderes
Para o diretor Gilsomaro André Steiger, os projetos e ações escolares voltadas à sustentabilidade e ao emocional trazem reflexos para o futuro. “Hoje é preciso discutir projetos em conjunto, criar parcerias e fazer a diferença na comunidade e isso é feito aqui na escola”, destaca.
Ele reforça ainda o envolvimento dos alunos em projetos e oficinas, além da atuação do grupo e do Grêmio Estudantil.
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