Jornada conecta empresas  e qualifica setor de alimentos

Economia

Jornada conecta empresas e qualifica setor de alimentos

Evento em Lajeado consolida produção regional e propõe troca de experiências entre pequenos empreendimentos e multinacionais. Seminários devem reunir mais de 800 participantes em quatro dias de programação

Jornada conecta empresas  e qualifica setor de alimentos
Seminário voltado à segurança em alimentos é uma das novidades na 4ª edição da jornada técnica promovida pela Acil

A 4ª Jornada Técnica do Setor Alimentício (AlimentaAção) começa na próxima semana com foco voltado às tendências de consumo, legislação e estratégias de mercado. O evento aproxima empresas e traz oportunidades de negócios e conhecimento. Com programação direcionada aos empresários, acadêmicos, profissionais das indústrias de alimentos e gestores, oferece mais de 30 atividades técnicas.

Diante da expectativa de superar os 800 participantes da edição de 2019, o novo ambiente reúne dois auditórios e salão de exposições. A jornada promovida pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), ocorre este ano no Clube Tiro e Caça (CTC) e marca a retomada dos grandes eventos da entidade.

A programação inicia na terça-feira, 26, às 19h, e segue até sexta-feira, 29. Durante os quatro dias de atividades serão contemplados temas como: rotulagem de alimentos, o futuro dos alimentos pós-pandemia, sustentabilidade e bem-estar e tendências em sabores no mundo contemporâneo. Os seminários a partir do 19° Workshop em Alimentos, 2° Seminário de Carnes e Derivados, além do 3° Meeting Empresarial.

De acordo com a presidente da Acil, Graciela Black, além de consolidar o Vale dos Alimentos, o propósito da entidade é que se torne uma grande feira. “Assim como a Expovale surgiu de uma atividade técnica, queremos elevar o potencial da jornada e proporcionar acesso para mais participantes.”

A comercialização dos ingressos segue por meio de plataforma virtual com a opção de adesão no dia. “Aguardamos ainda as inscrições dos empresários e executivos das empresas da região para aproveitarem essa valiosa oportunidade de acesso ao conhecimento de palestrantes nacionais.”

O evento que chega em sua quarta edição é resultado do trabalho de grupo técnico da Acil criado há mais de 20 anos e com a participação de pelo menos 200 profissionais das indústrias de alimentos e universidades. Durante o ano, o comitê promove reuniões eventuais e propõe atualizações ao setor.

Integração com multinacionais

Além das atividades técnicas nos seminários, o evento reúne 45 empresas no salão de exposição. São marcas de diferentes cidades do Vale do Taquari, Santa Catarina, Paraná e, em grande maioria, de São Paulo. A participação de multinacionais também tem por objetivo promover a integração com pequenos empreendimentos da região e apresentar novas soluções em ingredientes, máquinas e serviços.

Segundo a coordenadora do Grupo Técnico de Alimentos (GTA) da Acil, Tânia Gräff, o evento traz à região um seleto grupo de profissionais e serve de palco para o debate de assuntos relacionados à qualidade, inovação, pesquisa, desenvolvimento e normas do setor.

Tânia reforça o potencial da jornada de âmbito nacional e das oportunidades de negócios. “É o momento em que as empresas também acessam soluções de grandes organizações e firmam parcerias para qualificar a produção de alimentos.”

Outro público esperado é o de acadêmicos com atenção voltada ao mercado de trabalho. “Temos exemplos de edições anteriores onde participantes conseguiram boas colocações em empresas locais e de fora do estado”, cita Tânia.

Segurança em alimentos

Uma das novidades desta edição é o seminário voltado à segurança dos alimentos. A atividade faz parte do terceiro dia do evento e aborda o monitoramento ambiental e a inocuidade. Coordenadora da atração, a especialista em Engenharia de Alimentos, Química e Qualidade, Mirian Hermann, destaca os diferentes elementos para um controle de qualidade.

Segundo ela, a gestão da segurança de alimentos compreende o fornecimento de insumos, matéria-prima, equipamentos e transporte ou processamento. “Por isso é importante que as empresas atendam aos requisitos mínimos de produção que envolvem toda a cadeia produtiva pela qual os produtos passam e que podem gerar riscos de contaminação, comprometendo, consequentemente, a saúde do consumidor”, reforça.

Aprendizado e networking

A jornada técnica inicia na terça-feira, 26, com a palestra “Inovação – Acionando para Inovar”, apresentada por Ary Bucione. A programação completa é formada pelo 19° Workshop em Alimentos (27 e 28), 3° Meeting Empresarial (27), Seminário Segurança em Alimentos (28) e 2° Seminário de Carnes (29). O investimento diário varia entre R$ 60 e R$ 100.

Exposição

O Salão do Expositor vai funcionar de forma simultânea aos demais eventos da programação das 8h às 12h e das 13h30min às 17h. Aberto ao público em geral e sem custo, requer inscrição prévia no site www.jornadaalimentaacao.com.br.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais