O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, afirmou que o governo vai estabelecer três frentes de trabalho contra a dengue na cidade. Em comunicação nesta sexta-feira (22), afirmou que seu gabinete, mais as secretarias de Saúde e Meio Ambiente, ampliarão as ações no objetivo de diminuir o número de novos casos da doença.
LEIA MAIS: Lajeado registra mais de três mil casos de Dengue
Caumo promete, no texto, a publicação, em breve, de um decreto com regras gerais, tais como regulamentação das hipóteses de intervenção em imóveis em caso de denúncia, a distribuição de repelente para públicos determinados, entre outras iniciativas. “Contudo, o sucesso da operação dependerá da conscientização e da participação da população”, apontou. Segundo o governo, mais de 80% dos casos está em residências.
O município também deve começar uma campanha de comunicação a respeito da dengue, através de lives e veículos de imprensa.
A Secretaria do Meio Ambiente ficará responsável pelo combate aos vetores da doença, de forma a ir mais e melhor aos espaços onde o mosquito aedes aegypti se prolifera.
Dentre as ações a serem ampliadas, estão a aplicação de inseticida em parques, praças, córregos e cemitérios, através de equipe própria, além da equipe terceirizada que hoje faz a roçada da cidade.
Para a Secretaria de Saúde, foi anunciada a contratação de mais 10 agentes epidemiológicos para visitação a residências e atendimento a denúncias. Também serão constituídas mais quatro equipes para aplicação de inseticidas.
O objetivo é envolver, entre as ações das duas secretarias, um contingente de cerca de 150 pessoas.
Um treinamento de saúde foi marcado para a próxima terça-feira (26), no auditório do Hospital Bruno Born (HBB). Na ocasião, agentes de saúde, agentes epidemiológicos e profissionais da saúde deverão alinhar a estratégia e orientação da população ao combate da larva do mosquito.
Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp / Instagram / Facebook.