Secretário de Inovação, Ciências e Tecnologia do Estado, Alsones Balestrim palestrou em reunião-almoço promovida ontem pela Acil, em comemoração aos três anos de aniversário do Pro_Move Lajeado. Balestrim falou sobre o papel dos ecossistemas de inovação na criação das grandes empresas de tecnologia que hoje lideram a lista das mais valiosas do mundo.
Segundo ele, todos os ambientes de inovação reconhecidos em nível global tem como característica a união de esforços entre a iniciativa privada, o poder público, a academia e a sociedade civil organizada, bases que também fundamentam o Pro_Move Lajeado.
“O coletivo é mais inteligente do que o mais inteligente dos indivíduos”, sintetiza. Balestrim afirma que o ecossistema de inovação de Lajeado está baseado também em seu território e cultura. Por isso, acredita ser impossível reproduzir esse mesmo modelo em regiões com realidades distintas.
“Uma cidade só será boa de investir e empreender se ela for boa para viver. Qualidade de vida é fundamental”, destaca. Ao falar sobre o Prêmio Nacional de Inovação conquistado pelo Pro_Move Lajeado, Balestrim convidou a secretária-adjunta, Simone Stülp, para concluir a apresentação.
“Essa conquista de Lajeado é uma conquista do Rio Grande do Sul porque coloca todo o Estado sob o olhar dos ecossistemas de inovação do país”, destaca Simone. Segundo ela, o prêmio de melhor ecossistema em desenvolvimento do país evidencia o potencial para avançar ainda mais.
Conforme Simone, a consolidação dos movimentos de inovação no RS demanda investimentos públicos e privados. Ela destacou os investimentos do programa Avançar, do governo do Estado, que somam mais de R$ 115 milhões em incentivos para inovação, ciência e tecnologia.
“Sabemos o que precisamos fazer e conhecemos nossas dificuldades, mas precisamos comemorar cada passo”, destaca. As conquistas do Pro_Move em três anos de existência mostram que o caminho está aberto.
Convite aos varejistas
Vice-presidente da CDL Lajeado, Carlos Haas convidou os presentes para o grupo de varejo do Pro_Move Lajeado. O coletivo reúne empresários de diversos tamanhos para debater gargalos e oportunidades do setor.
No ano passado, o grupo elaborou relatório com 15 frentes que serão trabalhadas ao longo de 2022, cujos primeiros resultados serão apresentados ainda no primeiro semestre. “Queremos qualificar nosso comércio de produtos e serviço para que a nossa região seja destaque regional, estadual e nacional.”
Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp / Instagram / Facebook.