A Polícia Civil cumpre, desde a madrugada desta terça-feira (19), mais de 1.300 ordens judiciais em 38 cidades de quatro estados contra uma organização criminosa especializada em lavagem de dinheiro. Na região, a Operação “Kraken” cumpre mandados de busca e apreensão em Lajeado e Venâncio Aires. Quatro agentes da Draco participam dos trabalhos. Ainda não há informações sobre prisões nos dois municípios.
Conforme a investigação, dinheiro obtido a partir do tráfico de entorpecentes, comércio ilegal de armas de fogo, de pedras preciosas, crimes patrimoniais (roubo, furto, extorsão e estelionato) e contra a fé pública (falsificação de documentos, falsidade ideológica e adulteração de sinal identificador de veículo automotor) era “maquiado” por meio de empresas mantidas por essa facção baseada no Vale dos Sinos.
Conforme a Polícia Civil, grupo possuía pilotos de aeronaves que traziam diariamente dezenas de entorpecentes do exterior. Dezenas de prisões já foram efetuadas pelo Estado. Há sete meses, uma operação desencadeada pelo Departamento Estadual de Investigação do Narcotráfico (Denarc) constatou que o Aeródromo de Estrela era utilizado por pequenos aviões para trazer cocaína do Paraguai.