O poder da juventude

Opinião

Edson Brum

Edson Brum

Único deputado estadual do Vale do Taquari

Assuntos do cotidiano e política

O poder da juventude

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A democracia é feita com a participação de todas as pessoas e cada voto importa. Por isso, é tão essencial que os jovens entre 16 e 17 anos façam a diferença nas eleições 2022.

Embora o Brasil seja um dos poucos países que permitem o voto facultativo para essa faixa etária, participar da vida política por meio da escolha de candidatas e candidatos é um exercício de cidadania. É com o voto que conseguimos promover mudanças políticas e sociais e que permite a cada um de nós optar por quem melhor nos representa.

É o momento de se posicionar sobre os direitos e as pautas que são importantes para cada indivíduo. De decidir quais devem ser as políticas públicas voltadas para áreas como a educação, o lazer e a geração de emprego e renda, temas que influenciam diretamente no futuro dos nossos jovens. E isso tudo passa pela escolha dos próximos deputados estaduais, deputados federais, governadores, senadores e presidente da República.

O direito de votar e influenciar no destino do país para aqueles que completam 16 anos até 2 de outubro está garantido pela Constituição Federal de 1988, mais especificamente no artigo 14, inciso 2, parágrafo primeiro. Uma conquista encabeçada pelo movimento estudantil, que resultou na emenda proposta pelo deputado Hermes Zanetti (MDB-RS), aprovada pelos constituintes com 355 votos, ante 98 contrários e 38 abstenções.

Tenho orgulho de ter participado desta luta como integrante da Juventude do Movimento Democrático Brasileiro (JMDB). O meu envolvimento foi consequência do interesse, desde muito cedo, pelos rumos da democracia e pelo meu papel na vida política da sociedade.

Consequentemente, querer fazer a diferença na vida das pessoas impulsionou a minha entrada na vida pública e me trouxe cargos partidários de destaque, como a presidência da própria JMDB-RS e a do MDB-RS. Além disso, me levou a cinco mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa, onde fui presidente da Casa em 2015, e a ocupar o cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado.

Uma trajetória que começou com a minha consciência cívica de que o voto representa a voz de cada cidadão e demonstra que todos nós somos responsáveis pelo nosso futuro.

É exatamente por acreditar no poder do voto que convoco os jovens de 16 e 17 anos para que façam o título de eleitor até 4 de maio, prazo limite para quem queira participar das Eleições 2022. Quem vota assume o protagonismo no processo eleitoral, garante a democracia e tem a chance de mudar a história do nosso país.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais