Os casos de dengue cresceram nas últimas semanas e preocupam as autoridades sanitárias em todo o Vale do Taquari. Em Roca Sales, o primeiro caso da doença foi constatado no dia 24. A confirmação foi feita pela Secretaria de Saúde.
De acordo com a secretária Raquel Oestreich, trata-se de um homem de 32 anos, morador do Bairro 21 de Abril e que teve sintomas leves. Após o episódio, o agente de endemias Roberto Giongo e as agentes de saúde efetuaram um ciclo de controle na área em que foram confirmados os focos de aedes aegypti.
Conforme a equipe, o objetivo é buscar o envolvimento e a participação da comunidade local. Dessa forma, eliminar a maior parte dos criadouros, diminuir o índice de infestação pelo mosquito e a “transmissão viral”, além do surgimento de novos casos.
A conscientização também foi repassada para as crianças. Uma sequência de palestras foi promovida entre os dias 16 e 23, nas Escolas Padre Fernando, São José, Dom Pedro, Perpétuo Socorro, Sagrada Família e Ceat.
A atividade foi conduzida pelo agente de endemias, com o apoio da Secretaria de Saúde e teve o intuito de conscientizar e prevenir a propagação da doença.
“Importante ressaltar que nesse momento o município não está autorizado a aplicar pulverização com inseticida. A autorização se dá após a confirmação de mais de 40 casos consecutivos”, explica Giongo.
O Vale do Taquari já acumula mais de 400 casos confirmados, sendo a terceira região com mais infecções por dengue no Rio Grande do Sul, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.