Primeiro caso de dengue coloca Secretaria da Saúde em alerta

Saúde

Primeiro caso de dengue coloca Secretaria da Saúde em alerta

Escolas da rede municipal contaram com palestra de agente de endemias para conscientizar alunos

Por

Atualizado terça-feira,
10 de Março de 2022 às 09:02

Primeiro caso de dengue coloca Secretaria da Saúde em alerta
Alunos das escolas municipais receberam dicas de como prevenir a proliferação da dengue
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Os casos de dengue cresceram nas últimas semanas e preocupam as autoridades sanitárias em todo o Vale do Taquari. Em Roca Sales, o primeiro caso da doença foi constatado no dia 24. A confirmação foi feita pela Secretaria de Saúde.

De acordo com a secretária Raquel Oestreich, trata-se de um homem de 32 anos, morador do Bairro 21 de Abril e que teve sintomas leves. Após o episódio, o agente de endemias Roberto Giongo e as agentes de saúde efetuaram um ciclo de controle na área em que foram confirmados os focos de aedes aegypti.

Conforme a equipe, o objetivo é buscar o envolvimento e a participação da comunidade local. Dessa forma, eliminar a maior parte dos criadouros, diminuir o índice de infestação pelo mosquito e a “transmissão viral”, além do surgimento de novos casos.

A conscientização também foi repassada para as crianças. Uma sequência de palestras foi promovida entre os dias 16 e 23, nas Escolas Padre Fernando, São José, Dom Pedro, Perpétuo Socorro, Sagrada Família e Ceat.
A atividade foi conduzida pelo agente de endemias, com o apoio da Secretaria de Saúde e teve o intuito de conscientizar e prevenir a propagação da doença.

“Importante ressaltar que nesse momento o município não está autorizado a aplicar pulverização com inseticida. A autorização se dá após a confirmação de mais de 40 casos consecutivos”, explica Giongo.

O Vale do Taquari já acumula mais de 400 casos confirmados, sendo a terceira região com mais infecções por dengue no Rio Grande do Sul, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais