Grêmio e Ypiranga fazem neste sábado a primeira partida da decisão do Campeonato Gaúcho. Com campanhas praticamente idênticas, os dois times possuem histórico oposto em finais. Atual tetracampeão, o Tricolor busca o quinto título consecutivo, feito que não ocorre desde 1989. Do outro lado, a equipe de Erechim mira o título inédito. A bola rola às 16h30min, no Estádio Colosso da Lagoa.
A campanha das duas equipes no campeonato é tão similar que foi o número de gols que definiu quem é que joga a segunda partida em casa. Em 13 jogos, os dois times possuem 7 vitórias, 3 empates e 3 derrotas. O Grêmio marcou 21 gols e sofreu 11. Enquanto que o Ypiranga fez 20 e sofreu 10. Na primeira fase, quando se enfrentaram, vitória do time de Porto Alegre por 2 a 0, gols de Campaz e Bitello.
Para largar em vantagem na busca do pentacampeonato, o técnico Roger Machado terá de lidar com alguns problemas na escalação. Um dos destaques do time na temporada, o lateral-esquerdo Nicolas sofreu lesão muscular na coxa e é desfalque. Diogo Barbosa joga em seu lugar. Quem também está fora é Ferreira, expulso no segundo Gre-Nal da semifinal.
Outra dúvida aparece no meio-campo. O volante Villasanti estava a serviços da Seleção do Paraguai, mas levou o terceiro cartão amarelo e está suspenso para o jogo da próxima terça-feira. Desta forma, o Grêmio fretará um avião para que o paraguaio esteja em campo no sábado. Caso não tenha condições de jogo, Thiago Santos deverá ser novamente o titular.
Grêmio x Interior
Segundo maior campeão gaúcho, o Grêmio tem amplo retrospecto contra equipes do interior em decisões do estadual. Esta será a 21ª vez que o Tricolor enfrentará um time do interior gaúcho na decisão, casualmente na primeira vez que a equipe do Colosso da Lagoa chega a uma. O retrospecto gremista contra os clubes de fora de Porto Alegre aponta 14 vitórias e seis derrotas. A última decisão perdida para um time do interior ocorreu em 2000, quando foi superado pelo Caxias, do técnico Tite.
Ypiranga na primeira final
O time de Erechim chega embalado à final após reverter desvantagem na semifinal contra o Brasil de Pelotas. O time do técnico Luizinho Vieira, inclusive, defende retrospecto de 100% de aproveitamento jogando no Colosso da Lagoa. São sete jogos e sete vitórias. O jogo deste sábado é apontado como o mais importante da história quase centenária do clube. Em campo, o destaque fica por conta do meio-campo Matheus Santos.