Ypiranga desafia soberania do Grêmio

Gauchão 2022

Ypiranga desafia soberania do Grêmio

Estreante em finais do Campeonato Gaúcho, equipe de Erechim tenta acabar com sequência de títulos do Tricolor. Primeira partida da decisão ocorre neste sábado, no Colosso da Lagoa

Por

Ypiranga desafia soberania do Grêmio
Autor de 5 gols, Elias Manoel é o goleador e um dos destaques do Grêmio no Campeonato Gaúcho (FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA)

Grêmio e Ypiranga fazem neste sábado a primeira partida da decisão do Campeonato Gaúcho. Com campanhas praticamente idênticas, os dois times possuem histórico oposto em finais. Atual tetracampeão, o Tricolor busca o quinto título consecutivo, feito que não ocorre desde 1989. Do outro lado, a equipe de Erechim mira o título inédito. A bola rola às 16h30min, no Estádio Colosso da Lagoa.

A campanha das duas equipes no campeonato é tão similar que foi o número de gols que definiu quem é que joga a segunda partida em casa. Em 13 jogos, os dois times possuem 7 vitórias, 3 empates e 3 derrotas. O Grêmio marcou 21 gols e sofreu 11. Enquanto que o Ypiranga fez 20 e sofreu 10. Na primeira fase, quando se enfrentaram, vitória do time de Porto Alegre por 2 a 0, gols de Campaz e Bitello.

Para largar em vantagem na busca do pentacampeonato, o técnico Roger Machado terá de lidar com alguns problemas na escalação. Um dos destaques do time na temporada, o lateral-esquerdo Nicolas sofreu lesão muscular na coxa e é desfalque. Diogo Barbosa joga em seu lugar. Quem também está fora é Ferreira, expulso no segundo Gre-Nal da semifinal.

Outra dúvida aparece no meio-campo. O volante Villasanti estava a serviços da Seleção do Paraguai, mas levou o terceiro cartão amarelo e está suspenso para o jogo da próxima terça-feira. Desta forma, o Grêmio fretará um avião para que o paraguaio esteja em campo no sábado. Caso não tenha condições de jogo, Thiago Santos deverá ser novamente o titular.

Grêmio x Interior

Segundo maior campeão gaúcho, o Grêmio tem amplo retrospecto contra equipes do interior em decisões do estadual. Esta será a 21ª vez que o Tricolor enfrentará um time do interior gaúcho na decisão, casualmente na primeira vez que a equipe do Colosso da Lagoa chega a uma. O retrospecto gremista contra os clubes de fora de Porto Alegre aponta 14 vitórias e seis derrotas. A última decisão perdida para um time do interior ocorreu em 2000, quando foi superado pelo Caxias, do técnico Tite.

Ypiranga na primeira final

O time de Erechim chega embalado à final após reverter desvantagem na semifinal contra o Brasil de Pelotas. O time do técnico Luizinho Vieira, inclusive, defende retrospecto de 100% de aproveitamento jogando no Colosso da Lagoa. São sete jogos e sete vitórias. O jogo deste sábado é apontado como o mais importante da história quase centenária do clube. Em campo, o destaque fica por conta do meio-campo Matheus Santos.


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais