Cuidado constante é marca do GA

Produzido por Estúdio A

Cuidado constante é marca do GA

Para um colégio mais seguro, caminho passa por ações contínuas de prevenção a acidentes e zelo com a saúde

Apresentado por

Cuidar dos diferentes ambientes escolares e, acima de tudo, da segurança e saúde das pessoas são regras levadas a sério no Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo, o GA. Durante todo o ano, a Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (CIPA) atua de forma efetiva para garantir que os espaços das unidades de ensino cumpram suas finalidades de forma satisfatória, permitindo o desenvolvimento de todos de maneira sadia e tranquila.

Além de proporcionar espaços seguros para prevenir acidentes, a CIPA do GA promove ações que instigam a cultura do cuidado com cada um e com o próximo. Mais que uma sensação, os estudantes, professores e colaboradores aprendem, ensinam, trabalham, brincam e convivem em uma estrutura projetada para o bem-estar de todos. Uma realidade que propicia um aprendizado ainda mais qualificado e significativo.

Sipat 2022

Umas das ações preventivas promovidas pela CIPA é a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT), que neste ano ocorre de segunda-feira, 28, a quarta-feira, 30. Conforme a presidente da comissão especial do GA, psicóloga Graziela Ely, em 2022 as atividades tratarão de saúde de forma leve, associando a abordagem ao lazer, ao reconhecimento do próprio corpo, à gentileza e à gratidão. “O cuidado com a saúde pode ser prazeroso, tranquilo. Isso é o que queremos enfatizar para nossos estudantes, professores e colaboradores”, destaca.

Eventos com temáticas relevantes e atuais

– Na abertura da programação, na segunda-feira, estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental (EF) e do Ensino Médio, educadores e colaboradores conhecerão a história do professor de Matemática, Edson Diel Lopes, que buscou na caminhada uma forma de emagrecer e mudar de vida. Em um evento virtual, transmitido pelo canal do Youtube do GA, ele abordará o tema Caminhos de Santiago de Compostela: um diálogo com o meu silêncio. “Através do cuidado com a saúde, ele descobriu um lazer, aliando caminhadas e viagens”, adianta Graziela. Após a palestra, o link ficará disponível para os professores abordarem a temática em sala de aula e para a comunidade.

– Marcas do Corpo será o tema abordado na terça-feira pelo professor de Educação Física, Henrique Pretto, enfatizando a importância da aceitação. “São as nossas marcas, como cicatrizes, tatuagens, estrias, celulites, que ajudam a contar a nossa história. Precisamos olhar para elas e nos aceitarmos. O objetivo é se reconhecer no próprio corpo”, ressalta a presidente da CIPA. O momento será para professores de Educação Infantil e Anos Iniciais do EF, no miniauditório.

– A saúde mental e espiritual estará em voga no evento “Gentileza e Gratidão”, com a psicóloga Graziela e a Brothers Band do GA, integrada pelos colaboradores Mara (coordenadora pedagógica), Cláudia e Éderson (professores de música), Fernando e Vinícius (administrativo) e Guilherme (monitor). Será um bate-papo com professores dos Anos Finais do EF e do Ensino Médio, no miniauditório, na quarta-feira. “Serão reflexões pertinentes para tornar a nossa rotina mais leve e feliz”, enfatiza.

“O sentimento é de ser cuidado”

A secretária-geral, Paula Cristine Kaufmann, trabalha há 10 anos no GA e de 2017 a 2019 integrou a CIPA. “No GA, a CIPA nos traz esse sentimento de ‘ser cuidado’. É o mesmo sentimento que transmitimos aos estudantes e pais quando eles têm conhecimento que a escola possui essa comissão e uma equipe de Brigadistas capacitados para atuar em qualquer situação de emergência”, salienta.

Paula enfatiza o importante trabalho de prevenção do grupo. “Estão sempre atentos para a segurança de todos, cuidando para que os profissionais tenham os equipamentos de proteção individual, mapeando qualquer tipo de riscos no ambiente, seja em uma escada que necessita de antiderrapantes ou na vistoria constante dos brinquedos.” Salienta que quem tem oportunidade de trabalhar como membro da CIPA leva consigo o zelo pela segurança no trabalho e valorização da saúde. “Uma vez Cipeiro, sempre Cipeiro!”

graziela ely