Asfaltamento de trecho da 482 em Capitão inicia em fevereiro

Infraestrutura

Asfaltamento de trecho da 482 em Capitão inicia em fevereiro

Prefeito Jari Hunhoff participou de reunião com o Daer na semana passada

Asfaltamento de trecho da 482 em Capitão inicia em fevereiro
Estado repassou cerca de R$ 9 milhões para obra por meio do Avançar

Assim que o governo de Capitão licenciar um espaço para o depósito de materiais retirados na obra, a construção da ERS-482 iniciará em direção a Arroio do Meio. A previsão é que a PAP Pavimentadora, vencedora da licitação do asfalto, comece os trabalhos em 2 de fevereiro.

O espaço deve comportar entulhos e as sobras de limpezas de barranco. A exigência para um local adequado, conforme regras ambientais, foi imposta em reunião entre o prefeito Jari Hunhoff, representantes do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (Daer) e da STE, empresa contratada pelo Estado para fiscalizar a obra.

Hunhoff afirma que o município já providencia o espaço para receber os descartes da pavimentação. O local precisa ser certificado pelo Daer e é o último detalhe que trava o início do asfaltamento.

Em Arroio do Meio, obras retomadas

Pelo lado de Arroio do Meio, as obras pararam no fim do ano passado. Discordâncias técnicas com o Daer decepcionaram os planos dos líderes de comissão pró-asfalto, na localidade de Arroio Grande.

As divergências não permitiram o governo municipal cumprir a promessa de asfaltar 1,2 quilômetro em 2021. No início deste ano, o município conseguiu atender as exigências do órgão estadual.

O documento que ordenava a retomada do trabalho ficou parado por quase duas semanas. O servidor do Daer responsável por assiná-lo estava em período de férias.

A situação foi regularizada e na semana passada as máquinas já iniciaram os movimentos preliminares. A matéria-prima para o seguimento da obra começou a chegar na segunda-feira, 17.

Histórico da obra

O asfaltamento da estrada entre Capitão e Arroio do Meio foi licitado em 1997. A obra foi concedida para uma empreiteira paulista durante o governo de Antônio Brito.

As máquinas chegaram a se deslocar para o distrito de Arroio Grande, em Arroio do Meio, mas foram interrompidas diversas vezes. Em 2012, a construtora responsável declarou falência.

Até 2020, Capitão não tinha nenhum acesso asfaltado. A estrada pavimentada, que se esperou, por 25 anos, vir do município-mãe, Arroio do Meio, chegou por Encantado.


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais