A Hora anuncia projeto com pesquisas eleitorais e enaltece candidaturas locais

PENSAR ELEIÇÕES 2022

A Hora anuncia projeto com pesquisas eleitorais e enaltece candidaturas locais

“Desperta Vale do Taquari” busca sensibilizar a comunidade da importância de eleger deputados identificados com as demandas regionais. Iniciativa terá pesquisas de intenção de voto, reportagens especiais, entrevistas e debates

A Hora anuncia projeto com pesquisas eleitorais e enaltece candidaturas locais
Eleitores de todo o país vão às urnas em 2 de outubro. No Vale, expectativa é por retomar protagonismo político

No dia 2 de outubro, o Vale do Taquari terá uma nova oportunidade para aumentar sua representatividade política nas esferas estadual e nacional. Hoje coadjuvante em ambos os cenários, a região despertou para a necessidade de eleger deputados identificados com as demandas e bandeiras regionais.

Desde o ano passado, os debates dentro das entidades empresariais e dos próprios políticos reforçaram a importância do Vale elevar seu patamar no espectro eleitoral. O Grupo A Hora tomou a frente e desenvolverá o projeto Pensar Eleições 2022 – Desperta Vale do Taquari. Trata-se de uma série de ações, já a partir deste mês, para criar um ambiente virtuoso e consciente sobre o tema.

Estão previsos debates na Rádio A Hora, pesquisas de intenção de voto, encontros estratégicos, entrevistas e reportagens especiais. Estas ações servirão de tambor para despertar os quase 250 mil eleitores aptos da região sobre a importância de votar em candidatos locais.

O projeto “Pensar Eleições 2022 – Desperta Vale do Taquari” é uma realização do Grupo A Hora e da Universidade do Vale do Taquari (Univates), com patrocínio de Smart Tecnologia, Mak Serviços, PAP Pavimentadora e A Mobília.

Representatividade

O presidente da Fuvates e ex-reitor da Univates, Ney Lazzari salienta que a democracia se faz com representatividade, argumentação, projetos e debate político. Por isso, considera de suma importância ter quem leve aos poderes maiores as demandas e preocupações do dia a dia do Vale.

“Por mais que tenhamos apoios importantes, não temos alguém que leve o nome do Vale e, consequentemente dos municípios e instituições locais para o Estado e o Brasil. Precisamos fomentar o debate político e apoiar políticos que representem e conheçam os anseios regionais”, destaca.

Lazzari lembra que a Univates, como agente de desenvolvimento do Vale, defende a construção de candidaturas regionais para a defesa das propostas da região. “Já foi assim em outros momentos importantes da região como na instituição e consolidação do Codevat e na importante mobilização que propiciou a duplicação da BR-386”.

Comprometimento

Presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT), Ivandro Rosa lembra que a região conta com nomes importantes hoje dentro do Palácio Piratini. Mas falta representantes eleitos com o peso do voto. Por isso, considera que o Vale “encolheu”.

Para ele, um representante local é aquele que esteja comprometido com questões estratégicas ao desenvolvimento regional. “Não podemos nos ater a candidatos que simplesmente estão na base, mas não alinhados com projetos importantes de infraestrutura, logística, energia e mobilidade urbana, além de questões ligadas ao desenvolvimento econômico”, frisa.

Vínculo geográfico

Na visão do presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), Luciano Moresco, a região tem gestores capacitados, tanto nos municípios quanto em entidades. Mas, em muitos casos, eleitores se identificam com representantes de fora devido à capacidade de diálogo e por serem solícitos e disponíveis.

“Quando temos demandas importantes, nos socorremos às relações políticas com pessoas que não são daqui”, salienta. Mas o vínculo geográfico não basta. É preciso ter vontade e determinação de estar a disposição das nossas demandas. E que os partidos escolham pessoas capacitadas de fato”, cita.

POLÍTICA CIDADÃ

Desenvolver projetos em anos de eleição não é novidade para o Grupo A Hora. Em 2020, foi lançado o “Política Cidadã”, uma oportunidade onde a população pôde refletir sobre os desafios das cidades, conversar sobre projetos de governo e conhecer diferentes linhas de pensamento dos candidatos. Uma série de debates e reportagens foram produzidas ao longo do ano, que culminou nas eleições municipais de 15 de novembro – adiada em um mês devido à pandemia.

Cronograma de pesquisas – Instituto Methodus

MARÇO/22
Pesquisas espontânea e induzida (com nomes), com eleitores do Vale, sobre qual intenção de voto a deputado estadual e federal. Saber como o eleitor está (ou não) atento ao movimento regional e quais nomes despertam interesse;

MAIO E JUNHO/22
Segunda pesquisa com eleitores do Vale para cotejar a evolução da intenção e percepção do eleitor;

JULHO E AGOSTO/22
Com os candidatos definidos, terceira pesquisa, espontânea (por força de lei) para deputados e também induzida a senador, governador e presidente no Vale;

FIM DE SETEMBRO/22
Quarta pesquisa, espontânea (por força de lei) para deputados e também induzida a senador, governador e presidente no Vale;

Reportagens especiais

– De janeiro a setembro, o A Hora trará uma série de reportagens especiais que remontarão a história de desempenho regional nas eleições;

– Ao mesmo tempo, mostrar e tentar entender porque outras regiões, com menor expressão econômica e estratégica do que o Vale conseguem eleger mais deputados;

– As reportagens relembrarão quem foram os deputados do Vale, como conseguiram se eleger, a importância de ter representantes locais e o que perdemos ao não ter deputados eleitos;

– Também abordará como formar líderes políticos na região, que nunca teve governador, enquanto regiões como Caxias do Sul e Pelotas chegaram ao Palácio Piratini.

Debates e entrevistas

– Entre janeiro e abril, a Rádio A Hora promoverá um debate por mês. Os temas dos painéis serão condizentes ao projeto, no sentido de tornar a pauta da necessidade de eleger deputados como algo permanente;

– De maio a setembro, serão dois debates mensais, em diferentes cidades da região, com a participação de atores locais (partidos, empresários, líderes comunitários, entidades) a fim de fortalecer o movimento regional;

– Ainda, entre maio e abril, inicia a primeira rodada de entrevistas com os pré-candidatos da região a deputado estadual e federal, dentro do programa Frente & Verso;

– Entre julho e setembro, já com a campanha eleitoral em andamento, serão feitas novas entrevistas e debates com os candidatos oficializados pela região;

– No dia da eleição do primeiro turno (2 de outubro), o Grupo A Hora mobilizará mais de 50 profissionais para a cobertura de tudo que cerca o pleito. Em janeiro de 2023, acompanhará a posse dos eleitos.


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