Postos de Saúde darão prioridade ao atendimento de casos gripais

teutônia

Postos de Saúde darão prioridade ao atendimento de casos gripais

O agendamento das consultas eletivas será suspenso a partir da próxima segunda-feira, dia 10, a fim de atender a alta demanda de pessoas com suspeita de covid-19

Postos de Saúde darão prioridade ao atendimento de casos gripais
O agendamento de consultas eletivas, a partir da próxima segunda-feira, dia 10, será interrompido (Foto: Divulgação)
Teutônia

O aumento de casos sintomáticos respiratórios nas Unidades Básicas de Saúde do município resulta em mudança na estratégia de atendimento.

A partir da próxima segunda-feira, os agendamentos de consultas eletivas serão suspensos. A Secretaria de Saúde optou por essa medida para priorizar pacientes com suspeita de contávio pela covid-19.

Em todo o mês de dezembro de 2021 foram atendidos 15 casos do novo coronavírus na atenção básica de saúde. No primeiro mês deste ano, esse número já saltou para 64 pacientes com sintomas gripais, número que cresce a cada dia.

Em dezembro, foram notificados um total de 41 novos casos. Em janeiro, entre os dias 3 e 6, somam 31 notificações, além dos testes encaminhados para análise, que aguardam resultado.
A Secretaria de Saúde reforça a importância de completar o esquema vacinal contra Covid-19, tanto com a segunda dose, como para as pessoas que já podem receber a dose de reforço.

É essencial que as pessoas estejam vacinadas para evitar o agravamento dos casos, assim como, a disseminação do vírus, reforça nota do município.

Locais e horários

• Dose 01 (para pessoas acima de 18 anos): no mês de janeiro está sendo realizada no Centro Avançado de Saúde (CAS) do bairro Canabarro, com agendamento prévio;

• Dose 01 para adolescentes, Dose 02 e Dose de Reforço: estão sendo aplicadas em todas as unidades básicas de saúde, mediante agendamento, ou no CAS do bairro Canabarro, das 14 às 20 horas, sem necessidade de agendamento;

• Dose Influenza: está sendo aplicada em todas as unidades básicas do município.

Sintomas da gripe (influenza)

A gripe apresenta sintomas agudos logo nos primeiros dias após a contaminação, como febre alta, calafrios, dores musculares, tosse, dor de garganta, intenso mal-estar, perda de apetite, coriza, congestão nasal (nariz entupido), irritação nos olhos.

Sintomas da covid-19

Nos casos de covid-19, os sintomas são os mesmos de uma gripe comum, mas a doença começa a evoluir a partir do 7° dia. Os sintomas da variante ômicron incluem: dor de garganta, dor no corpo, congestão nasal (nariz entupido) e problemas estomacais.

Acompanhe
nossas
redes sociais