7 Notícias: Brasil será independente na produção de vacina em 2022, diz ministro

DESTAQUES DA MANHÃ

7 Notícias: Brasil será independente na produção de vacina em 2022, diz ministro

Vejas as principais notícias da manhã desta sexta-feira (31)

7 Notícias: Brasil será independente na produção de vacina em 2022, diz ministro
(Foto: Divulgação)

A partir de 2022, o Brasil será independente na produção de vacinas para a covid-19 e estará preparado para futuras pandemias, disse o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, durante entrevista ao programa A Voz do Brasil que vai ar na noite desta sexta-feira (31).

Pontes disse que o ministério investiu em 15 tipos de tecnologias de vacinas que vão servir para outras pandemias, como doenças negligenciadas, como dengue, zika e chikungunya, e além da ampliação da infraestrutura de pesquisa para vírus e viroses emergentes.

O ministro também citou alguns projetos da pasta para 2022, como o início de construção de um laboratório de biossegurança nível 4, que será o primeiro da América Latina; o início das operações do Instituto Nacional do Mar; a construção do Criosfera 2 na Antártica; o aumento do número de laboratórios remotos na Amazônia, com a expectativa de chegar a 50 estações; o desenvolvimento da primeira bateria de nióbio e grafeno e o aumento das tecnologias de biocombustível.


Entidades criticam despacho do MEC sobre vacina nas universidades

Entidades ligadas às universidades e institutos federais e a pesquisas científicas divulgaram nesta quinta-feira (30) uma nota conjunta criticando o despacho assinado pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro. O texto foi publicado na manhã desta quinta e proíbe as instituições federais de ensino de cobrar a vacina contra a Covid-19 como pré-requisito para o retorno às atividades presenciais.

As instituições signatárias da nota afirmam que o despacho do Ministério da Educação (MEC) é inconstitucional por ferir a autonomia das instituições de ensino superior. As entidades também afirmam que o mérito – ou seja, o conteúdo – do despacho também é errado por impossibilitar o direito à vida.


IBGE prorroga prazo de inscrição para mais de 200 mil vagas do censo 2022

As inscrições para concorrer a 206.891 vagas temporárias do censo demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foram prorrogadas até 21 de janeiro. São 183.021 vagas de nível fundamental para recenseadores distribuídas em 5.297 municípios do país. Os recenseadores do IBGE atuarão diretamente na coleta das informações em mais de 70 milhões de domicílios. Até esta semana existiam mais de 400 vagas no Vale do Taquari.


Petrobras alerta que liminares sobre gás ameaçam abertura do mercado

A Petrobras advertiu nesta quinta-feira (30) que as liminares judiciais que suspendem os aumentos de preço do gás natural minam a “segurança jurídica” e ameaçam os esforços do governo para abrir o mercado nacional do energético e atrair investimentos privados.

A Petrobras informou em comunicado ao mercado que foi notificada oficialmente de liminares expedidas por um tribunal do Rio de Janeiro bloqueando a alta de preços para clientes no estado.

Tribunais estaduais do Ceará, Sergipe e Alagoas emitiram ordens semelhantes bloqueando o aumento do preço do gás natural em contratos com distribuidoras nesses estados, segundo o comunicado da petroleira.
A Petrobras afirma ainda que os aumentos de preços se justificam em meio à alta demanda global por gás natural e às limitações de oferta que fizeram com que os preços internacionais subissem cerca de 500% em 2021.


Aneel mantém bandeira verde para consumidores do Tarifa Social em janeiro

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta quinta-feira que as famílias de baixa renda inscritas no programa Tarifa Social não vão pagar taxas adicionais nas contas de luz em janeiro. A bandeira verde, acionada para dezembro, foi mantida para esses consumidores.

Para os demais consumidores do Sistema Integrado Nacional (SIN) segue em vigor a bandeira de escassez hídrica, com cobrança de R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.


Arroio do Meio multará por desperdício de água

A prefeita em exercício de Arroio do Meio, Adriana Meneghini Lermen, decretou a racionalização do uso de água fornecida pelo município. A medida foi tomada em virtude da situação de emergência devido às poucas chuvas, causando escassez nas fontes naturais, poços artesianos, açudes, arroios, córregos e sangas.

A água potável distribuída pelo município deverá ser única e exclusivamente para fins domésticos e higiênicos, sendo vedado o uso nas seguintes atividades não essenciais: lavagem de veículos; irrigação de gramados, jardins e floreiras; reposição parcial ou troca de água de piscinas e lavagem de calçadas de prédios comerciais e industriais.

O não cumprimento do decreto caracterizará em infração, implicando em multa de R$ 761,52. Em caso de reincidência, será aplicada multa pelo dobro do valor anteriormente cobrado.


Muçum decreta situação de emergência

Muçum decretou situação de emergência por causa da estiagem. Segundo nota divulgada pela Prefeitura, na tarde desta quinta-feira (30), o setor primário, principalmente a cultura de grãos, já sofre graves consequências, com perda considerável da produção. Há algum tempo a secretaria de Obras e Agricultura leva água a diversas propriedades, para minimizar os impactos.

Além de Muçum, mais oitos municípios do Vale do Taquari já decretaram situação de emergência: Encantado, Arroio do Meio, Estrela, Doutor Ricardo, Nova Bréscia, Vespasiano Corrêa, Boqueirão do Leão e Cruzeiro do Sul.


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais