Os vereadores de Encantado Valdecir Cardoso (PP), Sander Bertozzi (PP) e Joel Bottoni (PSDB), na tarde de segunda-feira, 27, entregaram ao prefeito Jonas Calvi o abaixo-assinado que reúne cerca de 1500 assinaturas.
O documento tem como objetivo manifestar apoio ao Executivo para a construção de uma via alternativa a praça de pedágio, localizada na ERS-129, em Palmas. Conforme Cardoso, o propositor do abaixo-assinado, essa ação se deve a ineficiência da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) por não atender aos propósitos pelos quais fora instituída.
“Se faz necessária a construção de outra rota em função da má conservação das ERS-129 e 130, pela falta de obras estruturais, pelo atraso no desenvolvimento local, pelo alto valor da tarifa e pela praça dividir a comunidade de Palmas da sede do município”, explica o vereador.
O prefeito Jonas Calvi agradeceu a mobilização de todos os legisladores e disse que o abaixo-assinado deverá incorporar as ações judiciais que já se encontram no Ministério Público. Ele enfatiza que são mais de 23 anos que existe essa barreira no município e que divide a região alta do Vale do Taquari da parte baixa.
“Estamos cientes da situação e aguardamos uma devolutiva do governo do estado referente às demandas que solicitamos junto às entidades empresariais, inclusive, em relação a manutenção ou não da praça de pedágio em Palmas”, destaca.
Calvi pontuou que há anos o Executivo vem lutando e trabalhando nessa questão e que os vereadores sempre contribuíram para que tivessem resoluções mais rápidas e ágeis sobre o assunto.
“Hoje nós temos o Distrito Industrial, um dos mais promissores de Encantado que localiza-se na Comunidade de Palmas. Estamos trabalhando com muito foco e determinação e se houver de fato a necessidade de uma rota alternativa, nós não vamos titubear para fazer o melhor para a nossa comunidade”, finaliza Calvi.
Entenda
O governador Eduardo Leite anunciou em junho deste ano, um plano de concessão de rodovias no Rio Grande do Sul. Porém, o estudo não agradou prefeitos, vereadores e entidades empresariais. Por conta disso, um novo plano está sendo viabilizado. Uma das alternativas cogitadas, seria trazer a praça de arrecadação em direção a Arroio do Meio.
Não há garantia que a rota alternativa resolveria o problema. O governo municipal e alguns vereadores entendem que a melhor resolução ainda se dará por meio da retirada do pedágio do local que hoje se encontra.