Estado promete antecipar obras nos perímetros urbanos da ERS-130

Rodovias Estaduais

Estado promete antecipar obras nos perímetros urbanos da ERS-130

Líderes do Vale se reuniram com governador para tratar sobre o plano de concessões

Estado promete antecipar obras nos perímetros urbanos da ERS-130
Prefeitos e entidades alinharam demandas com o governador Eduardo Leite, nessa sexta, no Palácio Piratini. (Foto: Divulgação)
Estado

Uma comitiva formada por 10 prefeitos e representantes de entidades regionais esteve em Porto Alegre nessa sexta-feira (17) para uma reunião sobre o plano de concessões rodoviárias. O governador Eduardo Leite, o vice Ranolfo Vieira Júnior, o chefe da Casa Civil, Artur Lemos, presidente da Assembleia, Gabriel Souza, e o secretário extraordinário de Parcerias, Leonardo Busatto, participaram do debate. Em pouco mais de uma hora, houve avanços nas tratativas.

O presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), Luciano Moresco, acrescentou que algumas reivindicações foram atendidas. A principal delas foi a antecipação de obras nos perímetros urbanos. Como exemplo, citou intervenções na ERS-130, entre Cruzeiro do Sul e Arroio do Meio. Antes previstas para o oitavo ano, foram remanejadas para o terceiro.

A devolutiva completa do Estado deve ocorrer nas próximas semanas, após análise dos municípios. A expectativa é pelo lançamento do edital das concessões até fevereiro e efetivação do leilão na metade de 2022, para evitar problemas com o ano eleitoral.

“Audiência positiva”

Para o presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) e prefeito de Santa Clara do Sul, Paulo Kohlrausch, a audiência foi muito positiva. “Pela primeira vez em sete, oito meses, as lideranças do Vale sentaram e conversaram com o governo estadual. Claro que cada município tem seus ajustes, demandas, mas o discurso foi alinhado. Somos favoráveis à concessão, com acessos, duplicações e demais obras. É assim que as coisas precisam funcionar”, afirmou Kohkrausch. Em nove anos, a previsão de investimento é de R$ 2,1 bilhões.

Houve consenso sobre os pedágios entre Cruzeiro do Sul e Encantado. O modelo free-flow, com livre passagem sem praças e pagamento conforme os quilômetros rodados, foi considerado inviável. O motivo é a falta de regulamentação. Na próxima quinta-feira, 23, o governador Eduardo Leite deve visitar a região e verificar de perto as praças, a fim de que possa ser definida a melhor localização e as tarifas.

O prefeito de Arroio do Meio, Danilo Bruxel, disse que está muito satisfeito com os resultados. Segundo ele, Leite garantiu a duplicação entre o município e Lajeado e que não será instalado um pedágio no local. Outra demanda atendida foi a construção de uma ciclovia. “Esperamos que os trabalhos sejam acelerados”, acrescentou.

Porto de Estrela

Outra demanda regional é o Porto de Estrela. O prefeito Elmar Schneider oficializou o pedido de cedência definitiva do complexo ao município e destacou a união regional pela pauta. Para ele, a confirmação da cedência vai trazer mais segurança para os investimentos e a geração de emprego e renda.

Na sua visão, esse será o único possível transformar o Vale do Taquari no principal polo logístico do Rio Grande do Sul. Kohlrausch afirmou que Leite se mostrou favorável à transferência e enxerga com “bons olhos” a utilização da hidrovia. Além do Codevat e da Amvat, participaram a Câmara do Comércio, Indústria e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT) e Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (Avat).

Prefeitos Danilo Bruxel (Arroio do Meio), Marcelo Caumo (Lajeado), Sandro Hermann (Colinas), Elmar Schneider (Estrela), Eduardo Leite, presidente da Amvat, Paulo Kohlrausch, e presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza. (Foto: Divulgação)

Acompanhe
nossas
redes sociais