O preço médio da gasolina teve a primeira queda em um ano e sete meses nos postos do Brasil nos primeiros quinze dias de dezembro, enquanto o valor médio do diesel ficou quase estável no período, após avanços consecutivos desde abril, apontaram pesquisas separadamente nesta quarta-feira.
O litro da gasolina recuou 0,66% na primeira metade do mês, ante o mês anterior, para 6,952 reais, segundo levantamento feito pela ValeCard, empresa especializada em soluções de gestão de frotas.
Em maio de 2020, último mês a registrar baixa no preço da gasolina nas bombas antes desta queda, o preço médio do litro era de 4,01 reais.
Confederação Nacional da Indústria projeta crescimento de 1,2% no PIB do Brasil
Depois de um ano de recuperação diante da pandemia de Covid-19, a Confederação Nacional da Indústria está projetando um crescimento de 1,2% no Produto Interno Bruto do Brasil para o ano de 2022.
A informação foi divulgada na coletiva de fim de ano da entidade, e esse é considerado como o cenário-base, já que há ainda um cenário otimista e outro pessimista. Na pessimista, o PIB terá um crescimento de 0,3% em 2022, ao mesmo tempo que o cenário otimista aponta um aumento de 1,8% no Produto Interno Bruto.
O Presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, aponta que o país ainda precisa superar questões como a inflação e também o desemprego.
Maioria no Tribunal Superior do Trabalho reconhece vínculo de motorista com aplicativo
A 3ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) formou maioria, nesta quarta-feira, para reconhecer o vínculo empregatício de motoristas de aplicativo com as empresas que fornecem o serviço. Dois dos três ministros que compõem o colegiado votaram no sentido de que é direito dos motoristas serem considerados funcionários, e não parceiros, de empresas como Uber, 99 e similares.
O julgamento ainda não terminou devido a um pedido de vistas do ministro Alexandre Agra Belmonte. Apesar da maioria a favor do reconhecimento do vínculo, o entendimento da 3ª Turma pode ser alterado caso um dos ministros que já votou queira mudar o voto.
Hoje, esses profissionais são tratados como autônomos, sem acesso aos direitos previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), como férias, 13º salário e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Setor de serviços no RS recua e fica abaixo do nível anterior à pandemia
O volume de receitas no setor de serviços no Estado, maior segmento econômico e principal gerador de empregos, recuou 4% na passagem de setembro para outubro, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Influenciada por inflação e escassez de crédito, a segunda taxa negativa seguida gera retração acumulada nos últimos dois meses que já bate em 5,7% no Rio Grande do Sul.
Diferentemente da média nacional, com o resultado de outubro, o índice gaúcho ficou 0,8% abaixo do patamar pré-pandemia, em fevereiro de 2020, e segue 18,6% inferior ao recorde registrado em outubro de 2014.
Comércio gaúcho mostra poder de reação em 2021 e deve encerrar o ano com resultados mais animadores
O comércio gaúcho conseguiu obter, após enfrentar uma série de obstáculos, um resultado consistente em 2021 e projeta um ano de 2022 de melhores perspectivas. Esse é o resumo da análise que a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS).
O RS teve crescimento de 3,3% do varejo gaúcho geral e de 5,5% no varejo ampliado, que abrange venda de veículos e de material de construção, na comparação com 2020.
No que se refere às vendas do varejo neste 2021 por segmentos, o ano mostrou a reação do setor de tecidos, vestuário e calçados, que deve findar o ano com um incremento de 16,5% na comparação com 2020. Veículos também devem registrar crescimento de quase 14%, vindo a seguir artigos de uso pessoal e produtos farmacêuticos e médicos.
Maior escola municipal de Estrela vai ganhar quadra poliesportiva coberta
Uma antiga demanda da rede municipal escolar de Estrela começa a sair do papel ainda no fim de 2021, quando será dado início à retomada das obras da construção da quadra poliesportiva coberta, com vestiários e arquibancadas, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Leo Joas, do Bairro das Indústrias.
A ordem de início de retomada da obra, orçada em R$ 673.323,92, foi assinada pelo prefeito Elmar Schneider. A obra foi iniciada em 2014, mas a empresa vencedora da antiga licitação, que chegou a cumprir até 60% do que constava em contrato, abandonou a obra mais de uma vez. Os serviços que devem iniciar nos próximos dias têm previsão de serem finalizados até julho de 2022.
Câmara de Teutônia deve encaminhar denúncia contra vereador ao Ministério Público
A polêmica sobre diárias de uma viagem à Brasília, realizada no começo de outubro pelo vereador Claudiomir de Souza (PSL) de Teutônia, teve um novo capítulo. Na última sessão da Câmara, o presidente Diego Tenn Pas(PDT), apresentou um laudo pericial realizado em supostos comprovantes de comparecimento do colega na Câmara Federal entre os dias 5 e 7 daquele mês.
A conclusão é de que os documentos referentes aos períodos assinados ou disponibilizados pelo parlamentar, são falsos. De acordo com a verificação, houve sobreposição da assinatura do deputado Marcelo Moraes (PTB) em alguns papéis. Souza alega que teve agenda com o petebista no período, com presença no seu gabinete. Uma investigação interna deve ser aberta.
A intenção do Legislativo é encaminhar uma denúncia ao Ministério Público para apurar a conduta do vereador, a fim de confirmar ou não as irregularidades.