Auxiliar jovens na aptidão profissional e aprimorar conhecimentos são propósitos do Trilhas da Inovação. O projeto pioneiro surgiu a partir de debates do Pro_Move. Esse conjunto de ações busca tornar Lajeado uma cidade inteligente pela qualificação e pelos processos inovadores.
Durante seis meses, estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental tiveram a oportunidade de experimentar vivências e práticas em um curso com metodologia voltada a eletrônica, robótica, programação de software e tecnologias da indústria 4.0.
Os 67 jovens que se formaram na noite desta segunda-feira (13), totalizaram 192 horas de atividades. A entrega dos certificados ocorreu no auditório da Sicredi, no bairro São Cristóvão. Essa certificação é resultado do curso oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) a partir de parceria com o governo de Lajeado.
Outro aspecto do projeto, é despertar o quanto antes o interesse dos jovens nas atividades profissionais. Desta forma, visa preencher a lacuna entre a conclusão do Fundamental e Médio até a entrada no mercado de trabalho ou ingresso no Ensino Superior.
Para contribuir neste processo, o Grupo A Hora e a administração municipal, com apoio da Acil – 100 e empresas parceiras, desenvolvem o projeto RUMO: O futuro da mão de obra na região. As pesquisas com empresários e estudantes buscam identificar demandas e oportunidades aos que estão prestes a conquistar vaga de trabalho.
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Vácuo de profissionais trava evolução digital
Mais vagas em 2022
O governo de Lajeado confirma a continuidade do Trilhas da Inovação e estuda ampliar o número de vagas no próximo ano.
Na avaliação do secretário de Desenvolvimento Econômico, André Bücker, esta primeira etapa superou todas as expectativas. “Melhorou o foco e a dedicação dos alunos no cotidiano escolar, além de apresentar um novo mundo de oportunidades.”
Ainda de acordo com o secretário, alunos de escolas estaduais e particulares também estão interessados em compor o projeto.
A partir de agora, o governo articula com o Senai a capacidade e a definição de critérios para o ingresso.
Mercado de trabalho
Os estudantes que tiveram essa experiência e contato com áreas de inovação e tecnologia, serão encaminhados para programas de estágio, a exemplo o Jovem Aprendiz ou ainda, em novos cursos de aperfeiçoamento na área de TI.
O objetivo é manter o acompanhamento e proporcionar condições para que os alunos possam evoluir na formação ainda durante o Ensino Médio. “Não vamos parar por aqui. O Trilhas da Inovação é apenas o começo, pois temos bons alunos que podem contribuir e reduzir a falta de profissionais nos mais diversos setores”, observa o coordenador técnico de Educação Profissional do Senai Lajeado, Marcelo Schedler.
Além da repercussão na comunidade local, o projeto passou a ser replicado em Guaporé e Serafina Corrêa. Em 2022, também estão previstas turmas em Sapiranga e Garibaldi.
Concorrência por profissionais
O mercado de tecnologia em alta e a globalização dos serviços amplia cada vez mais a disputa por profissionais em áreas de inovação. O diretor da Solis, Jamiel Spezia, destaca a importância da qualificação de jovens e o preparo para preencher postos de trabalho.
A empresa com sede em Lajeado, implementa e desenvolve soluções tecnológicas. “Estamos em processo constante de contratação. Faltam não apenas técnicos, mas a área de TI tem vagas nos departamentos comercial, marketing e desenvolvimento de softwares”, destaca Spezia.
Ainda na avaliação do diretor da Solis, a pandemia acelerou o processo de digitalização e fez disparar a procura por produtos e serviços digitais.
Desenvolvimento de software
A qualificação oferecida no Senai fez o jovem Gabriel de Miranda Fernandes, 15, despertar interesse na programação e automação industrial. “Sempre gostei de informática, mas como é uma área muito dinâmica não tinha clareza para qual segmento ir.”
No próximo ano, Fernandes vai participar de curso destinado ao desenvolvimento de softwares. “Pretendo ingressar como Jovem Aprendiz e me especializar nessa área.” Ele é aluno da escola Vida Nova, do bairro Conventos e reforça a importância do projeto para alunos da rede pública municipal.