“Gosto de estar no meio do canteiro de obras”

O meu negócio

“Gosto de estar no meio do canteiro de obras”

Diretor da Lucasa Construtora, Luiz Carlos Sartori foi o convidado de mais uma edição do programa “O Meu Negócio”. Na conversa, destacou sua trajetória na construção civil e também os 17 anos de atuação da empresa

“Gosto de estar no meio do canteiro de obras”
Sartori decidiu abrir a empresa ao perceber necessidade de mais renda à família. (Foto: Mateus Souza)
Vale do Taquari

Há quase duas décadas no mercado, a Lucasa Construtora está entre as principais empresas do segmento no Vale do Taquari. Sediado no bairro São Cristóvão, em Lajeado, o negócio, comandado por Luiz Carlos Sartori, possui um currículo extenso de obras residenciais e comerciais na região e no Estado.

Sartori, acompanhado da filha Alissa, foi o convidado da sétima edição de “O Meu Negócio”, programa multiplataforma do Grupo A Hora, apresentado por Rogério Wink. Na ocasião, falou sobre suas origens, a ascensão profissional e a criação da construtora, que hoje ocupa posição de destaque na região.

Origem

Sartori nasceu na antiga Vila Sério, à época interior de Lajeado, e que deu origem ao município de Sério. Casado com Cassiana, tem dois filhos: Alissa, que é arquiteta e urbanista, e Renan, estudante de Engenharia Civil na Univates.

Dos quatro irmãos, duas trabalham com ele na construtora.“Apenas um dos meus irmãos segue morando em Sério. É caminhoneiro, deu continuidade ao trabalho do nosso pai, Antônio Jurandir”, comenta Sartori.

Após concluir o primeiro grau na Escola Estadual Pedro Albino Müller, Sartori fez o segundo grau no Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat). E foi neste período que iniciou sua atuação profissional. “Fui cobrador durante muitos anos nas férias escolares. Levantava no frio, às 5h. Naquela época, as férias eram longas no inverno, duravam de 60 a 70 dias”, recorda.


Entrevista

“Gosto que o pessoal trabalhe e se sinta feliz na Lucasa”

Luiz Carlos Sartori • Diretor da Lucasa Construtora

• Rogério Wink – Você cursou Engenharia Civil na PUC-RS. Por que escolheu este curso?

Luiz Carlos Sartori – Não foi fácil, mas sempre me virei sozinho. Morei na casa de um tio, pegava ônibus lotado. E cursar Engenharia foi uma inspiração da infância, pois meus tios me davam brinquedos de construção.

• E como foi o teu início no setor da construção civil?

Fiz estágio durante dois anos em construtoras de Porto Alegre, trabalhei no setor de orçamentos. E depois atuei efetivamente Construí três agências do Banco do Brasil, sendo duas na região das Missões e uma em Santa Catarina, e duas igrejas próximas à capital. Visitava estas obras de carro.

• Qual o teu ponto forte no setor?

É a fiscalização e administração de obras. Gosto de estar no meio do canteiro de obras.

• Quando surgiu a Lucasa?

Surgiu de uma necessidade que percebi. Já estava fazendo projetos em Lajeado há uns 18 anos. Percebi que minha família estava crescendo e a despesa começou a aumentar. Então tinha que partir para algo maior. Tinha tempo disponível. Eu fazia projetos para outras construtoras, e mais para clientes, obras pessoais. Fiz mais de 3 mil projetos nesse período.

• A área da construção civil é um motor do desenvolvimento local. Como foi tua entrada no mercado?

Na época em que abri a empresa, em 2004, o mercado era muito bom. Momento de grande crescimento da construção civil. Os financiamentos imobiliários estavam sendo ampliados pelo governo. A taxa de juros era muito boa no período.

• Qual o grande segredo do trabalho num canteiro e o maior desafio para fazer um bom gerenciamento?

Ter uma boa equipe de trabalho. Tenho a mesma equipe há 7, 8 anos. Conto com um mestre de obras muito inteligente e organizado. E todos trabalham com muita satisfação. Gosto que o pessoal trabalhe e se sinta feliz atuando na Lucasa.

Acompanhe
nossas
redes sociais