O Hotel Vallér sediou na quarta-feira, 24, a assembleia de associados da agência de Lajeado do Sicoob São Miguel. Diretor operacional, Jaimir José Balbinot apresentou os números da unidade, primeira da cooperativa em terras gaúchas – hoje já são 13.
As operações de crédito até outubro somaram mais de R$ 18 milhões, enquanto os depósitos totalizara R$ 8,8 milhões. Ao todo, os 818 sócios somam uma cota capital de R$ 188 mil. Conforme Balbinot, os resultados surpreenderam positivamente, em especial pela adesão de associados em apenas três anos. Para ele, o DNA cooperativista da região explica em parte o sucesso das operações.
No evento, os associados Marcos Vinícius da Silva e Imael Merlo foram aclamados os delegados que representarão a agência de Lajeado nas assembleias da cooperativa. Com atuação nos três estados do Sul do país, o Sicoob São Miguel soma 96 mil associados, R$ 1,8 bilhão em operações de crédito e R$ 83 milhões em cota capital. Neste ano, as sobras totalizaram R$ 54 milhões.
Brava Forma em Gramado
Empresa especializada em estofados com design diferenciados, a Brava Forma fornecerá sofás e poltronas para um dos restaurantes mais exclusivos da Serra Gaúcha. A marca faz parte da decoração do 1835 Carne e Brasa, ambiente gastronômico que funciona no antigo hotel Laje de Pedra, um dos pontos mais tradicionais de Gramado, em projeto em parceria como arquiteto e designer de interiores, Francisco Pinto.
O restaurante resulta da união de forças entre duas das principais marcas da gastronomia gaúcha, o 20Barra9 e Toro Gramado. O nome 1835 faz referência ao ano de início da Revolução Farroupilha e ambientação, com toques de couro e madeira, remete à cultura do RS. O investimento total no espaço gastronômico supera os R$ 7 milhões.
Consumo na Black Friday
Desde a meia noite de hoje, milhares de brasileiros vasculham lojas virtuais e físicas em busca de ofertas da Black Friday, data que já representa 4% das vendas anuais no varejo do país. Considerando expectativa de vendas do comércio em 2021, que deve girar entre R$ 150 bilhões e R$ 160 bilhões, a tradição que importamos dos Estados Unidos deve movimentar R$ 5,5 bilhões.
Os números mostram que a Black Friday não pode mais ser ignorada pelos varejistas. A procura de produtos na internet deixam claro a mudança no comportamento do consumidor com o retorno do convívio social. Entre os dias 7 a 13 de novembro, os produtos associados ao termo que apresentaram maior crescimento de buscas no Google foram tênis, perfume, roupas e fraldas. Fruto do avanço da vacinação que permitiu a retomada das atividades em grupo.
Outro dado importante é a disposição em se endividar para aproveitar as promoções da data. Pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva mostra que 32% dos brasileiros planejam comprar produtos com descontos hoje, mesmo que isso gere dívidas de médio e longo prazo. Uma armadilha para quem não tem disciplina financeira.
• Fruki em SC – Dois anos depois de inaugurar o primeiro centro de distribuição (CD) da marca em Santa Catarina, na cidade de Blumenal, a Fruki inaugura na próxima semana um novo CD no município. A estrutura ampliará em cinco vezes a capacidade de armazenamento e movimentação de produtos, para fazer frente ao crescimento da Fruki no mercado catarinense. Entre janeiro e setembro, as vendas da empresa cresceram 40% em terras catarinenses.
• Maquinas de cartão – As empresas brasileiras de maquinas de cartão listadas na bolsas de valores perderam quase R$ 160 bilhões em valor de mercado, conforme dados compilados pelo “Estadão/Broadcast“. Entre os motivos para a queda estão a alta competição do setor, a elevação da taxa básica de juros e a implementação do Pix. A Stone foi a empresa que mais afetada. As ações da empresa derreteram cerca de 80%.