A importância da volta às aulas para a sociabilidade dos alunos

Entrevista

A importância da volta às aulas para a sociabilidade dos alunos

O programa A Hora Bom Dia, da Rádio A Hora 102.9, recebeu nesta manhã Bruno Eizerik, Presidente do Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (SINEPE/RS), para uma avaliação do cenário escolar em 2021

Por

A importância da volta às aulas para a sociabilidade dos alunos
Presidente do Sinepe, Bruno Eizerik (Foto: Divulgação)

Com o retorno dos alunos de Ensino Básico às aulas presenciais, a reflexão sobre a importância deste movimento e de como ele aconteceu se tornou necessária. Por isso, o programa A Hora Bom Dia, da Rádio A Hora 102.9, recebeu nesta manhã Bruno Eizerik, Presidente do Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (SINEPE/RS), para uma avaliação deste cenário.

Segundo o presidente, pela rede privada as aulas já teriam retornado em agosto. Até porque desde abril, cerca de 80% dos alunos já estavam em sala de aula. Esses 20% se concentram, principalmente, no Ensino Médio e em séries finais do Ensino Fundamental.

“Sofremos muito com essa pandemia, com a suspensão das aulas no início do ano passado. Apenas em setembro de 2020 foi possível retornar presencialmente. Em março deste ano foi novamente suspenso, com o novo surto. Então, desde abril temos aulas presenciais”, conta

De acordo com Eizerik, os protocolos têm garantido segurança aos processos. Durante a rotina escolar, há distanciamento de um metro, salas arejadas, álcool gel, não há circulação em outros espaços, em espaços para refeição a distância é de dois metros. Se houver um caso de contaminação, a suspensão é da turma, não de toda escola.

“A obrigatoriedade é menos pelo conteúdo, que pode ser passado de forma remota, mas sim pela sociabilidade dos alunos. Temos casos de alunos com o que os psicólogos chamam de ‘síndrome da caverna’ e por isso foi importante o retorno das aulas ainda este ano”, explica.

Confira a entrevista completa aqui:

Acompanhe
nossas
redes sociais