Simplificar os processos inovadores e popularizá-los na comunidade. Para instalar um ecossistema empreendedor, esses desafios precisam ser enfrentados. Esta foi a temática do debate promovido neste sábado (6), pela Rádio A Hora 102.9, no estúdio montado junto à estrutura da Estrela Multifeira.
Uma das estratégias adotadas pelo secretário de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade de Estrela, Rodrigo Kich, é aproximar eventos que estimulem o desenvolvimento. O Sebrae Like a Boss é um exemplo. A competição de startups ocorre na Multifeira e inclui o Vale do Taquari em um contexto mundial de negócios promissores.
“São eventos, como o Like a Boss, que até então nós tínhamos que sair daqui para participar. Como secretário essa é uma das minhas intenções, compartilhar e apresentar essa cultura da inovação”, diz Kich.
Já o presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Paulo Kohlrausch, acredita que o assunto deve ser naturalizado. “É preciso desmistificar o que é inovação. De uma forma simples, nada mais é do que você utilizar de criatividade para melhorar processos ou para melhorar serviços”.
Segundo Kohlrausch, a burocracia do poder público dificulta a promoção de mudanças nos governos. “Na iniciativa privada, a inovação não é nenhuma opção, ela é uma necessidade de mercado. A inovação no Brasil e no Vale do Taquari é estimulada pela concorrência global”, acrescenta.
Para o economista Eloni Salvi, a presença de um Salão de Inovação, na sétima edição da Multifeira, é um sinal interessante para o empreendedorismo regional. “Como tem muita gente falando disso na sociedade, cada vez mais isso se torna comum e motiva todo mundo a fazer coisas novas. Ter um salão de inovação dentro da feira, é um elemento que cria uma nova realidade”.
O debate completo você acompanha aqui: