Havan e vereadores

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Havan e vereadores

Por

Atualizado sábado,
06 de Novembro de 2021 às 07:58

Lajeado

Alguns vereadores ficaram incomodados com o tópico de ontem, referente ao evento de lançamento da Lojas Havan, em Lajeado. Eu critiquei a presença de parlamentares duramente contrários ao projeto de lei que autoriza o comércio aos domingos na cidade. Afinal, todos sabem que o proprietário do empreendimento, Luciano Hang, defende de forma ferrenha (e aplica) o comércio aos feriados e domingos. E faz isso dentro das regras da lei, claro.

Resumindo, eu escrevi que “diante de um breve momento de bajulação, os parlamentares deixaram a convicção em casa”. E é preciso deixar claro. Nem todos os vereadores estavam lá para “bajular” seja lá quem for, e muitos que lá estavam são favoráveis ao projeto de lei. Mas, somente após concluída a votação do projeto que extingue as restrições para a abertura do comércio aos domingos é que o eleitor saberá, de fato, quem estava lá por convicção.


Mau exemplo (também) em Lajeado

Nesta semana, a imagem de uma rodovia inaugurada no Espírito Santo chamou a atenção do país. O problema é a presença de postes instalados literalmente no meio da pista. Um descalabro. Uma insegurança completa. A imagem girou o país via Whatsapp e demais redes sociais. E um internauta, atento, lembrou: Lajeado também possui um exemplo semelhante. No caso, o trecho da Av. Alberto Pasqualini, próximo ao confuso entroncamento com a Av. Piraí.


Um “racha” pela ponte

A informação repassada por integrante do Ministério dos Transportes ao assessor parlamentar Douglas Sandri é alentadora. Se o custo de uma nova ponte no Rio Taquari ficar em R$ 40 milhões (a informação é de que uma mesma ponte, no Piauí, custou R$ 39 milhões), o sonho de outrora se torna muito mais palpável do que parecia até alguns meses. E se a licitação for coordenada por um consórcio entre municípios, o valor tende a ser mais próximo da nossa realidade.


Marjorie na COP26

Lajeadense e presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Marjorie Kauffmann faz parte da delegação brasileira e gaúcha que busca consensos em questões ambientais junto aos mais diversos líderes mundiais que também participam da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26), em Glasgow, na Escócia. O evento discute o futuro não só do Brasil, mas de todo o planeta em relação a emissões de gases de efeito estufa.


• Em Encantado, o vereador Diego Pretto (PP) solicita que o Executivo faça o repovoamento dos arroios no interior com espécies de peixes locais. Em especial, lambaris e cascudinhos.

• Ainda em Encantado, o projeto do legislativo, que estabelece o IPCA como indexador para correção de valores dos tributos no município, ainda não foi à votação.

• Na Câmara de Estrela, Luís Kalsing (PTB) e Tiane Cagliari (PV) apresentam projeto de lei que institui a “Campanha municipal de incentivos à destinação do imposto de renda”.

• Já o vereador Humberto Canigia (REPUBLICANOS) solicita ao executivo “o patrolamento e colocação de material (brita) na Rua do Aeródromo, no Bairro São José”.

• As câmaras municipais de Lajeado e Estrela voltam a contar com público presencial na próxima semana.

• Em Teutônia, os vereadores Diego Tenn-Pass, Valdir Griebeler e Vitor Krabbe solicitam ao Executivo “informações referentes a um eventual desaparecimento de pneus e óleo, que teriam ocorrido no parque de máquinas da prefeitura.”

• Em Arroio do Meio, 180 crianças estão na lista de espera para vagas em creches.

• O encontro regional do PP ocorre na quinta-feira, às 19h30min, no salão da SER São Cristóvão, em Lajeado. Luís Carlos Heinze, Silvana Covatti e Celso Bernardi estarão entre os presentes

Acompanhe
nossas
redes sociais