7 Notícias: Brasil registra 389 mortes por covid-19 em 24hs

Destaques da manhã

7 Notícias: Brasil registra 389 mortes por covid-19 em 24hs

Confira os destaques da manhã deste sábado

Por

7 Notícias: Brasil registra 389 mortes por covid-19 em 24hs
Foto: Arquivo A Hora
Brasil
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Nesta sexta-feira, o Brasil registrou 389 mortes por Covid-19, de acordo com os dados enviados pelos estados ao Ministério da Saúde. A média móvel de óbitos nos últimos 7 dias é de 228. O país contabiliza 609.060 mortes. O Vacinômetro mostra que mais de 155,3 milhões de pessoas receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no país, o que corresponde a 73,3% da população, sendo que mais de 118,4 milhões já receberam a segunda dose ou uma vacina de dose única.

Lajeado terá vacinação neste sábado

Neste sábado (6), a vacinação em Lajeado segue com aplicação de primeira dose em todos os grupos, segunda dose para quem está na data de completar o esquema vacinal e doses de reforço para os grupos específicos. O local segue sendo o CAPS Adulto, na rua Saldanha Marinho, com entrada pela lateral. O horário no sábado será das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia. No domingo não haverá vacinação.

Pacto pela Paz deflagra 100ª operação integrada

Pouco depois de completar dois anos de atividades, o Pacto Lajeado pela Paz deflagrou a 100ª operação integrada. A ronda iniciou no fim da tarde desta desta sexta-feira (5) e contou com equipes da Brigada Militar (BM), Polícia Civil, fiscais de Trânsito e da administração municipal. As ações ocorreram em pontos e horários estratégicos mapeados pelo Gabinete de Gestão Integrada até a madrugada nos pontos de maior concentração, principalmente nos finais de semana.

Gestão é foco de palestras na assembleia da Amvat

Prefeitos e lideranças regionais participaram, na tarde desta sexta-feira (05), na Estrela Multifeira, da assembleia da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat). As inovações na gestão e avanços em nível estadual foram o foco das palestras do presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado Gabriel Souza; do procurador-geral de Justiça do Estado, Marcelo Dornelles, e do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo.

Ressaltando a relação harmoniosa que deve haver entre os poderes, o presidente da Assembleia disse que o Rio Grande do Sul vive um momento inédito, pela proposta orçamentária para 2022, depois de 20 anos, apresentar um equilíbrio financeiro. Isto, segundo ele, se deve ao equilíbrio fiscal, a modernização da máquina pública, decorrente das reformas implementadas pelo governo, e as privatizações, concessões e parcerias público-privadas, o que está possibilitando a entrada de recursos no caixa do estado.

Vereador de Encantado busca apoio para construir desvio ao pedágio da ERS-130

Como forma de pressionar o governo do estado para atender as demandas apontadas no projeto de concessão das rodovias, o vereador Valdecir Cardoso (PP) lançou, durante sessão na Casa Legislativa, uma campanha em apoio ao Executivo para a construção de via alternativa ao pedágio na ERS-130. O abaixo-assinado que já conta com a assinatura de todos os vereadores, tem como justificativa a ineficiência da EGR por não atender os propósitos pelos quais foi instituída. Por dividir a comunidade de Palmas do restante do município, pela má conservação das ERS-129 e 130, pela falta de obras estruturais, pelo atraso no desenvolvimento local e pelo alto valor da tarifa.

CCR ViaSul anuncia novos investimentos na BR-386

A CCR ViaSul anunciou nesta sexta (5), durante a Estrela Multifeira, o pacote de melhorias a serem realizadas pela Concessionária na região de Estrela, a partir de 2022. Entre as principais intervenções estão a construção de 10,2 quilômetros de faixas adicionais entre os kms 346,1 e 351,2, com barreiras de concreto divisoras entre as pistas. Os investimentos anunciados no pacote englobam, ainda, o alargamento de 10 pontes, a adequação de 5 interconexões e de um acesso, a construção de duas novas passarelas e de uma nova interconexão. Serão cerca de 300 novos empregos na região. Ao longo dos 2 anos previstos para a conclusão de todas as ações, a Concessionária irá investir aproximadamente R$ 100 milhões.

Rio Grande do Sul tem queda de 5% no consumo em setembro

Ainda que a pandemia siga perdendo força, o aumento do custo de vida, impactado diretamente pelas seguidas altas nos preços dos combustíveis, também acaba afetando o consumo como um todo. De acordo com a Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital, fintech do Grupo Santander, No Rio Grande do Sul, a queda no consumo foi de 5% em setembro com relação a agosto.

A redução no consumo no Estado foi puxada, principalmente, por automóveis e veículos (-23%), telecomunicações (-14%), serviços (-7%), lojas de roupas (-6%) e rede online (-6%). Por outro lado, o consumo acelerou nos setores de companhias aéreas (25%), hotéis e motéis (25%), diversão e entretenimento (20%), restaurantes (3%) e transportes (2%).

Guedes fala em incentivos para Tesla, Amazon e Google na Amazônia

O ministro da Economia, Paulo Guedes, defendeu novamente que é preciso transformar a “vocação” da Amazônia para que a região se torne a “capital mundial da economia verde e digital”. Ele voltou a falar em isenção de impostos a empresas de tecnologia, como Tesla, Google e Amazon, para que elas possam se instalar na Amazônia e desenvolver na região a “Selva do Silício”, em referência ao Vale do Silício, nos Estados Unidos.

Hoje, segundo o ministro, há uma atividade industrial obsoleta na região, que produz cinturões de pobreza e deixa a população vulnerável, como foi visto em Manaus (AM), durante a pandemia da Covid-19.

Brasil anuncia redução de 10% em Imposto de Importação para fora do Mercosul

Com dificuldades em avançar nas negociações com os parceiros do Mercosul para a redução das taxas para importar produtos de fora do bloco, o Brasil decidiu fazer isso por conta própria. Em nota conjunta, os Ministérios da Economia e Relações Exteriores anunciaram a redução em 10% as alíquotas do Imposto de Importação de 87% dos produtos do universo tarifário, mantendo de fora bens como automóveis e sucroalcooleiro, que já têm um tratamento diferenciado pelo Bloco.

Como as regras do Mercosul proíbem a redução de tarifas de forma unilateral, ou seja, sem o aval de todos os integrantes do bloco, o Brasil vai recorrer a um dispositivo que permite a possibilidade de adoção de medidas voltadas à proteção da vida e da saúde das pessoas.

A redução foi adotada por decisão do Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Camex) e será temporária, até 31 de dezembro de 2022. O tamanho de redução foi ao encontro do que ficou acertado com a Argentina no início de outubro, durante visita de ministros do país vizinho ao Brasil.

Rosa Weber suspende pagamentos via emenda do relator no Congresso

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu os pagamentos do governo de Jair Bolsonaro feitos por meio de emenda do relator, esquema revelado em maio.

Em liminar divulgada na noite desta sexta-feira (5), a ministra determina que nenhum recurso indicado por parlamentares via emendas de relator seja liberado até que o plenário da Corte se manifeste sobre o tema. A decisão foi dada no mesmo dia em que foi revelada a distribuição de R$ 1,2 bilhão a deputados na véspera da votação da proposta de emenda à Constituição (PEC) dos precatórios.

Rosa também determina que seja dada ampla publicidade às indicações feitas pelos parlamentares com esse tipo de emenda, diante da ausência de informações sobre os deputados e senadores que solicitam repasses. A ministra pediu inclusão imediata na pauta de julgamentos virtuais do STF.

Deltan Dallagnol é exonerado do Ministério Público Federal

O ex-coordenador da Operação Lava Jato Deltan Dallagnol foi exonerado nesta sexta-feira (5) do cargo de procurador da República, da carreira do Ministério Público Federal. Dallagnol deixou o Ministério Público “a pedido”. A exoneração é assinada pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, e tem efeito a partir de 3 de novembro. A portaria com a decisão, publicada no Diário Oficial da União (DOU), ainda declara vago o cargo antes ocupado por Dallagnol.

o agora ex-procurador da República deve seguir os passos do ex-juiz Sérgio Moro e entrar para a política, disputando uma vaga à Câmara dos Deputados em 2022. A expectativa é de que se filie ao mesmo partido escolhido por Moro para disputar as eleições do próximo ano, o Podemos, liderado pelo senador Alvaro Dias, também do Paraná, assim como Moro e o próprio Dallagnol.

Bolsonaro aponta para si e diz que Brasil votou em “cara do Centrão”

Eleito com o discurso de renovação em 2018, o presidente da República, Jair Bolsonaro, disse nesta sexta-feira (5), em referência à sua vitória nas urnas, que o Brasil votou em alguém do Centrão.

— Muita gente diz “Ah, o Centrão”. Votaram em um cara do Centrão — afirmou, apontando para si, durante discurso em evento em Ponta Grossa (PR).

Bolsonaro lembrou que foi filiado ao Progressistas, partido expoente do Centrão e aliado de governos anteriores. Hoje sem legenda, o presidente considera voltar à sigla para disputar a reeleição.

Acompanhe
nossas
redes sociais