Dose dupla para ensinar e aprender

Produzido por Estúdio A

Dose dupla para ensinar e aprender

Turmas de 5 e 6 anos do Colégio Gustavo Adolfo vão contar com dois professores simultâneos em sala de aula, com atividades em Português e Inglês

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A partir do ano que vem, as salas de aula de turmas do Nível III da Educação Infantil (5 anos) e do 1º ano do Ensino Fundamental (6 anos) do Colégio Sinodal Gustavo Adolfo, de Lajeado, terão dois professores protagonistas de forma simultânea: um pedagogo e um da área de Língua Inglesa. Por meio do Projeto Bilíngue, os pequenos serão alfabetizados com a língua mãe e, ao mesmo tempo, terão maior contato com o segundo idioma, em formato inédito na região.

O diretor do GA, Edson Wiethölter, reforça que se trata de um projeto que vem para transformar o Vale do Taquari e levar a atual geração a um novo nível de formação. “É a ampliação de um projeto curricular no qual acreditamos. Não se discute mais a importância da Língua Inglesa. Ela precisa habitar o dia a dia do nosso colégio.”

Como vai funcionar?

Pela proposta, conforme a coordenadora da Área de Linguagens, Deliene Kotz, a Língua Inglesa será um meio para ensinar conteúdos de componentes curriculares, como Português, Matemática, Ciências Sociais e da Natureza, e Ensino Religioso (Ética). “Nas aulas de Português e Matemática, em especial, quem vai introduzir primeiro os conteúdos será o professor formado em Pedagogia, pois não podemos alfabetizar a criança em um idioma estrangeiro. Depois que determinado conteúdo for explicado, o professor de Inglês poderá trabalhar esse tema, em uma outra aula, evoluindo o que já foi discutido”, explica. “Mas todas os encontros terão a presença de dois educadores”, enfatiza a coordenadora.

Na dupla docência, salienta o professor de Inglês, Jairo Goetz, a referência dos alunos será os dois educadores. “Hoje, os professores de Inglês estão em momentos mais esporádicos, remetendo para a criança que o pedagogo é o principal em sala de aula. Isso vai mudar. Os dois professores vão pensar, planejar, alinhar, ensinar e avaliar juntos. Em caso de dúvidas, a criança poderá buscar o apoio de ambos, mas claro que haverá momentos em que um terá mais atividades que o outro”, detalha. Nas aulas de Ciências, Artes ou Ética, por exemplo, não terá a necessidade do primeiro conteúdo ser repassado pelo pedagogo, por se tratar de disciplinas mais práticas.

Monolíngue

Nas segundas e sextas-feiras, as turmas terão momentos monolíngues, com os professores curriculares em uma turma e os de inglês em outra. “A ideia é reforçar conteúdos e vivências, entendendo necessidades de cada turma para que todos os temas sejam trabalhados e compreendidos”, reforça Deliene.

“Será como um casamento”

A dupla docência vai representar um desafio e está sendo comparada como um casamento, onde a rotina dos dois educadores será de parceria, trocas e compartilhamentos. “O trabalho será sempre com foco na aprendizagem dos pequenos, sem esquecer da necessidade de oferecermos processos prazerosos e lúdicos”, salienta Deliene. Ela reforça que uma das vantagens é o fato da escola já oferecer esse modelo no Ensino Médio, desde 2017. “Essa é uma tendência da Educação, visando trabalhar mais de forma interdisciplinar”, finaliza.

Estudantes proficientes

O Projeto Bilíngue também vai valorizar a importância do profissional de Língua Inglesa na região. “O GA vai valorizar muito essa área, pois o objetivo não é oferecer aulas de inglês, que basicamente visam à tradução, mas aulas em inglês, em que a compreensão e a evolução da criança serão a meta.     Ao começarmos cada vez mais cedo o contato com o segundo idioma, melhores e mais rápidos serão os resultados para formarmos estudantes proficientes no GA”, projeta a coordenadora.

O professor Jairo acrescenta que os pequenos são tipo “esponjas”, ou seja, absorvem os ensinamentos com facilidade. “Queremos que o nosso estudante ouça, fale, escreva e leia em Inglês. Com essas quatro habilidades ele será proficiente.”

Saiba mais

O Projeto Bilíngue deve envolver, inicialmente, cerca de 100 estudantes, de quatro turmas. Mas são números que ainda podem aumentar, caso alguma turma regular – opção que também é disponibilizada no momento da matrícula – se transforme em bilíngue. Na regular, as crianças têm um período de Inglês por semana. Em relação à equipe, serão quatro pedagogos e quatro educadores de Inglês nas turmas bilíngues, que ainda terão aulas específicas, como Educação Física e Música.

A partir do ano que vem, crianças a partir de 3 anos também terão um período por semana de Inglês para se familiarizarem com o idioma. E o Alemão, hoje oferecido a partir dos 3 anos, passará a ser a partir dos 7 anos (2º ano do EF). No Ensino Médio, o estudante poderá optar pelo Alemão ou Espanhol.

Deliene Kotz - Coordenadora da área de linguagens