Moradores entregam nota de repúdio para vereadores

MAU CHEIRO EM TEUTÔNIA

Moradores entregam nota de repúdio para vereadores

Odores são resultado de processo produtivo da fábrica de farmoquímicos localizada no bairro Canabarro. Associação de moradores deve receber espaço na tribuna durante sessão do dia 16 de novembro. Empresa pede compreensão dos moradores e explica que trabalha para resolver situação

Moradores entregam nota de repúdio para vereadores
(Foto: Bianca Mallmann)
Teutônia

A associação de moradores do loteamento Coxilha, no bairro Canabarro, em Teutônia, entregou durante sessão desta terça-feira, 26, uma nota de repúdio para os vereadores do município. No documento, eles relatam o incômodo causado pelo mau cheiro emitido pela empresa de farmoquímicos, BT Biocompany.

Na nota, a comunidade pede um espaço para expor a situação na tribuna durante uma sessão da câmara. O vereador Diego Tenn Pass diz que o momento deve ocorrer no dia 16 de novembro. O presidente da câmara diz que foi procurado por moradores das proximidades da empresa e que orientou que eles fizessem a nota de repúdio, que foi lida na íntegra durante a sessão desta semana. “Se a empresa quiser fazer uma nota, também vai ser lida”.

Empresa pede compreensão da comunidade

O assessor jurídico da BT Biocompany, Lucas Kruger, explica que a empresa foi constituída em 2017, quando iniciou o processo de adequação de planta, estruturação, compra de equipamentos, contratação de pessoal, e obtenção de registros e licenças. A produção de forma contínua começou no início deste ano.

Ainda, Kruger explica que a empresa conta com equipes de assessorias e consultorias, que atuam para a produção ter o melhor desempenho possível sem causar danos externos. Porém, para isso, o assessor jurídico ressalta que é preciso adaptação no processo.

“Cada produto de um frigorífico que chega na empresa tem uma concentração diferente, e por isso o tratamento na estação tem que ser adaptado. Estamos fazendo investimentos para resolver essa situação”

Segundo Kruger, foram feitas reuniões com os moradores. “Deixamos claro que seria preciso um período para os ajustes serem finalizados até o fim do ano. A empresa está iniciando o seu trabalho e precisamos de certa compreensão”, finaliza.

Confira a entrevista completa:

Leia mais: 

Mau cheiro gera reclamações no bairro Canabarro

MP solicita informações a empresa de farmoquímicos

Acompanhe
nossas
redes sociais