Semana do Lixo Zero  promove ações educativas  a partir de domingo

Meio Ambiente

Semana do Lixo Zero promove ações educativas a partir de domingo

Programação começa com uma feira ecológica e um drive-thru para recolhimento de resíduos no Parque dos Dick

Por

Semana do Lixo Zero  promove ações educativas  a partir de domingo
A Semana do Lixo Zero se estenderá até o dia 30 deste mês (Foto: Renata Lohmann)
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Estimular a reciclagem, a reutilização e a não geração de resíduos são os propósitos da 1ª Semana Municipal Lixo Zero, evento promovido pela administração de Lajeado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (SEMA), em parceria com o Instituto Lixo Zero Vale do Taquari. A programação começará neste domingo, 24, com uma feira ecológica e um drive-thru para recolhimento de resíduos no Parque dos Dick. A Semana do Lixo Zero se estenderá até o dia 30, envolvendo a comunidade em diversas atividades relacionadas ao tema.

Conforme Edith Ester Zago de Mello, bióloga e coordenadora do Centro de Educação Ambiental da SEMA, o objetivo do evento é proporcionar ambientes para discussão e conscientização sobre o tema de resíduos sólidos, fomentar a economia solidária, propor soluções para redução, reutilização e reciclagem de resíduos, promover ações educativas, incentivar o consumo consciente, bem como disseminar a produção científica e acadêmica sobre o tema.

“Nem tudo o que jogamos fora é realmente lixo, pois a palavra lixo remete a algo que não pode mais ser utilizado. Por isso chamamos o ‘lixo’ de resíduo, que é o que resta de um produto após utilizarmos. Esse resíduo pode ser reciclado ou reutilizado, inclusive o resíduo orgânico pode ser reciclado. O que não pode ser reutilizado, como por exemplo papel higiênico usado, fraldas e absorventes, é chamado de rejeito”, explica Edith.

Entre algumas atividades que serão oferecidas à comunidade, estão oficinas de sabão com óleo usado, produção de ecobags, compostagem doméstica e uma visitação guiada ao Aterro Sanitário. Além disso, será promovido no dia 28 uma campanha para redução do uso de sacolas plásticas de uso único nos supermercados locais, onde os servidores estarão trocando 1kg de alimento por uma sacola de pano, integrando o projeto maior da SEMA intitulado de “A moda é reutilizar preservando”. Os alimentos arrecadados serão destinados ao CRAS.

“É importante a população entender o que ocorre com seu lixo e a importância das pequenas ações diárias”, acrescenta Edith.

No domingo, a programação inicia no Parque dos Dick, das 10h às 15h. A SEMA e parceiros estarão recolhendo eletroeletrônicos, pilhas e baterias, pneus, lâmpadas e óleo usado no formato drive-thru.
Já na feira ecológica estarão disponíveis alimentos orgânicos e veganos, bem como serão comercializados artesanato, cosméticos ecológicos e itens relacionados.

Pessoas que produzem ou vendem itens que não degradam o meio ambiente, ou que estimulam a redução de resíduos e a economia circular interessadas em expor na feira ecológica podem fazer a inscrição até quinta-feira, 21, por meio do formulário disponível clicando aqui.

Pessoas da comunidade e empresas locais também foram convidadas para realizarem ações de “Lixo Zero”. As atividades inscritas serão divulgadas nas redes sociais @semalajeado e @lixozerovt.

Programação

24/10 – Domingo
10h às 15h – Drive-Thru de recolhimento de resíduos & Feira Ecológica
Local: Drive-thru no Parque dos Dick

26/10 – Terça-feira
17h30 – Oficina de sabão com óleo usado
Local: Jardim Botânico

27/10 – Quarta-feira
9h – Conhecendo o Aterro Sanitário de Lajeado de Lajeado
Local: Aterro Sanitário de Lajeado (bairro Conventos, Lajeado)
17h30 – Oficina de ecobags para hortifruti
Local: Jardim Botânico de Lajeado

28/10 – Quinta-feira
17h30 – Oficina de compostagem
Horário: 17h30
Local: Jardim Botânico de Lajeado
“Dia D” – Sem Sacola. Troca de sacolas de pano por um quilo de alimento não perecível
Locais e horários:
– STR Supermercados: 9h30 às 11h30
– Rede Super: 14h30 às 16h30
– Languiru no Shopping Lajeado: 17h30 às 19h30

 

Acompanhe
nossas
redes sociais