Famílias recebem certificação

Arroio do Meio

Famílias recebem certificação

Agricultores são certificados e cadastrados por intermédio do Ministério da Agricultura e Pecuária

Por

Famílias recebem certificação
Em encontro realizado em Travesseiro ocorreu a entrega dos certificados para Helena Weizenmann, Márcia Ferrari e Adelsi Kirsch (Foto: Divulgação)
Arroio do Meio

A alimentação orgânica  tem alcançado cada vez mais  adeptos em função da qualidade alimentar. Arroio do Meio é um dos municípios do Vale em que o assunto ganha destaque. No município, seis famílias receberam recentemente a renovação do selo de produtos orgânicos, o que garante qualidade de alimentos na mesa.

A certificação abre o mercado consumidor, permitindo a venda para mercados, feiras ou venda direta com o produtor.  A Emater é a parceira técnica do processo de certificação e cadastro.

Dentre os produtores de orgânicos, destacam-se os certificados, ou seja, tem a possibilidade de colocar seus produtos em mercado formal: mercados, restaurantes e agroindústrias, e os cadastrados que dispõem suas produções agrícolas para a venda direta, como também para compras governamentais, através do Programa de Aquisição de Alimentos e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Seis famílias do município possuem o selo de produtos orgânicos certificados: Helena Weizenmann, Márcia Ferrari e Adelsi Kirsch, pertencentes ao Grupo de Forqueta. Gelsi Beschorner, José Valdir Schmitz e Delmar Kappler, dos Defensores da Natureza.

Conforme o chefe do escritório municipal da Emater, André Michel Müller, a Emater está sempre envolvida no assessoramento técnico e documental, visto que o processo é burocrático. Para garantir a conformidade dos produtos orgânicos disponibilizados ao mercado formal ou informal são formalizadas visitas entre eles, com os técnicos e com consumidores.

Pioneiros

O grupo pioneiro foi o Grupo de Ecologistas de Forqueta, cujas reuniões para formação iniciaram em 1999. A partir de 2000, iniciaram-se as vendas locais e regionais. De imediato, relata André, as vendas foram intensificadas pelo produto ser fresco, praticamente colhido na hora.  Integram o grupo seis produtores, sendo  três certificados. Os demais “vendem na confiança” para seus consumidores.

O Defensores da Natureza é formado por sete famílias, todas cadastradas, sendo que três buscaram a certificação para a venda de produtos orgânicos.

Tecendo uma avaliação do setor em Arroio do Meio, Müller comenta que a produção orgânica no mercado interno estimula a horticultura, gira recursos e as cadeias alimentares são mais curtas. “O dinheiro gira dentro do município”, observa. O chefe do escritório local da Emater pondera também que este mercado possibilita o alargamento da oferta dos produtos durante do ano devido a tecnologias que são empregadas.

A feira do produtor, segundo ele, também é um excelente canal de dinamização da oferta e procura. “A troca de ideia entre produtor e consumidor pode abrir nichos de mercado, diversificações de oferta, o que não ocorre no mercado formal.”

Onde encontrar os produtos de Arroio do Meio

  • Feira do Produtor de Arroio do Meio, em todos os sábados, na Rua de Eventos, pela manhã
  • Agroecologia Ferrari – colhe e pague, em Forqueta
  • Propriedades dos agricultores
  • Organic Garden (tele-entrega) pelo fone (51)99866-5565
  • Supermercado Languiru
  • Supermercado Dália
  • Feira dos Agricultores Ecologistas na Univates, nas quintas-feiras de tarde
  • Feira dos Agricultores Ecologistas na Praça do Papai Noel em Lajeado – segundas à tarde

Acompanhe
nossas
redes sociais