Projeto “Sonhar, Aprender e Empreender” visa qualificar os jovens

profissionalizante

Projeto “Sonhar, Aprender e Empreender” visa qualificar os jovens

Cerca de 11 alunos participam do curso ofertado pelo Cras. Atividades seguem até 18 de novembro

Projeto “Sonhar, Aprender e Empreender” visa qualificar os jovens
Curso aborda temáticas de orientação vocacional, educação financeira e noções de informática (Foto: Divulgação)
Vale do Taquari

Oportunizar e despertar olhares para a orientação quanto às escolhas profissionais, empreendedorismo, reflexão sobre o futuro, construção de projetos de vida, tomadas de decisões e qualificação profissional. Essas são as diretrizes que norteiam o projeto “Sonhar, Aprender e Empreender”, promovido pelo Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) de Doutor Ricardo, para jovens entre 14 e 17 anos.

O curso iniciou em agosto e, até o momento, foram trabalhadas as temáticas de orientação vocacional, educação financeira, noções de informática e conhecimento sobre e-mail. Temas como direito trabalhista e previdenciário, informática, currículo, empreendedorismo e o curso de vida e carreira, também foram abordados, dessa vez, pelo coordenador do SENAC Lajeado. Após o dia 26 de outubro, os jovens terão encontro com empreendedores do município.

De acordo com a psicóloga e coordenadora do projeto, Thaís Masson, o intuito é estimular os adolescentes a exercer a cidadania, desenvolver autonomia e emancipação social, além de atuar como agentes de transformação social. “Com o curso buscamos despertar neles a criatividade e a inovação. É uma maneira de auxiliar na geração de renda, já que são jovens que pertencem a famílias de vulnerabilidade social do município”, explica.

Para a secretária da Assistência Social, Eliana Zenere Giacobbo, com essa qualificação os jovens estarão mais aptos a projetarem suas vidas de forma bem mais realista devido aos conhecimentos adquiridos. “Este é mais um projeto entre tantos voltado aos jovens, pois desenvolver Doutor Ricardo é compromisso de todos e, o futuro do município, está nas mãos deles”, destaca.

O curso se estende até dia 18 de novembro, quando ocorre a entrega de certificados aos participantes.

Acompanhe
nossas
redes sociais